Cultura
CONFIRA COMO O G.R.E.S. A PESADA CARNAVAL VEM PARA O DESFILE 2025
“JOICE E O PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE – UMA JÓIA NO MEIO DE UM TESOURO.”
Dom, 02 Março de 2025 | Fonte: Da Assessoria

DO G.R.E.S. A PESADA CARNAVAL 2025.
TITULO DO ENREDO
“JOICE E O PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE – UMA JÓIA NO MEIO DE UM TESOURO.”
Baseado na trajetória de vida da empresária do ramo de turismo no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Joice, O G.R.E.S. A Pesada vai contar a trajetória de Joice, mulher de fibra, determinação e coragem nascida no interior de São Paulo, na cidade de Franca, contando a sua história de superação, empreendedorismo e amor pelo Pantanal.
FICHA TÉCNICA
TÍTULO DO ENREDO: "“JOICE E O PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE – UMA JÓIA NO MEIO DE UM TESOURO”.
Data de Fundação: 06/01/1970
Cores da Escola: Azul, Amarelo, Branco e Rosa.
Componentes: 1.100
Nº de Alas: 18
Enredo - “JOICE E O PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE – UMA JÓIA NO MEIO DE UM TESOURO.
Presidente: NEI COLOMBO
V. Presidente: NEIDIVAL COLOMBO (GUGU)
Autor do Enredo: NEIDIVAL COLOMBO (GUGU)
Carnavalesco: LYLYANE MENDES E JOSÉ BARRIOS PADILHA
Diretora de Carnaval: DULCINÉA PREZA
Mestre Sala e Porta Bandeira: ROBSON E FRANCIELE RAMALHO
Mestre de Bateria: DIEGO ROJAS
Diretores de Harmonia: ELSON CARVALHO E LISÂNGELA MENDES
Cronometragem: CATHARINA DIVINA OLIVEIRA DA COSTA
Concentração: NEIDIVALDO COSME F. COLOMBO (GUGU)
Dispersão: FLAVIUS DAMIÃO FERNANDES COLOMBO
Desenvolvimento Do Enredo: PAULO CÉSAR - CESAR UIG.
Desenvolvimento do Relise: PAULO CÉSAR – CÉSAR UIG
Compositor (Samba de Enredo): César UIG, Gugu das Candongas e Marquinho do banjo
Intérprete gravação CD - Ito Melodia
FONTE DE CONSULTA PARA CONSTRUÇÃO DO ENREDO
TÍTULO: “JOICE E O PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE: UMA JÓIA NO MEIO DE UM TESOURO”.
JÓIA: Objeto pessoal muito valioso, cuidadosamente trabalhado, geralmente feito com pedras preciosas e usado como enfeite. [Figurado] algo ou alguém por quem se tem muito apreço: JOICE a joia do turismo no Pantanal.
TESOURO: É uma coleção antiga de itens preciosos (por exemplo: joias, pedras e metais nobres), Em outras palavras, tesouro é a coisa valiosa é a vida, a natureza, “O Pantanal de Mato Grosso do Sul”. O verdadeiro tesouro, valor incalculável, não se compra, não se junta, não se acumula, é um presente de Deus.
https://www.joicetur.com.br/embarcacoes
https://www.instagram.com/joicetur/
Relatos apresentados pela própria homenageada.
Os mistérios do Pantanal MS. -
Autor(es) e Colaborador(es): | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Rodrigues, Viviane Vilanova Moreira, Mariza Barrios Rodrigues, Flaviane Vilanova Schneider, Magalis Bésser Dorneles |
https://www.visitpantanal.com/blog/folclore-conheca-9-lendas-do-mato-grosso-do-sul/
Lendas e folclore do pantanal.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Franca
3] É conhecida em todo Brasil como a "Capital Nacional do Calçado" e a "Capital Nacional do Basquete".
Livro: Mitologia Pantanal
JUSTIFICATIVA DO ENREDO
Baseado na trajetória de vida da empresária do ramo de turismo no Pantanal de Mato Grosso do Sul, Joice e “também” inspirado na poesia “Pantanal é Vida”, do Poeta de Rio Brilhante, Mato Grosso do Sul, Gerson Marques Camargo, O G.R.E.S. A Pesada vai contar a trajetória de Joice, mulher de fibra, determinação e coragem nascida no interior de São Paulo, na cidade de Franca, contando a sua história de superação, empreendedorismo e amor pelo Pantanal.
ESTE TEATRO SERÁ APRESENTADO EM 03 (TRÊS) PARTES QUE DENOMINAREMOS DE SETOR.
1º SETOR - A HISTÓRIA DE UMA MENINA AGUERRIDA, DETERMINADA A SUPERAR AS DIFICULDADES DA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA.
Neste SETOR, o G.R.E.S. A Pesada, contará a história de JÓICE, nascida no ano de 1972, na cidade de Guaira e criada em Franca, interior do Estado de São Paulo, cidade conhecida como a Capital Nacional do Calçado, hoje, considerada Capital do Basquete, reconhecida como a principal escola de basquete brasileiro, além de grande produtora de café e algodão. Justamente nesta cidade, JOICE, iniciou a sua infância marcada por desafios, e luta pela sobrevivência. Não foi sorte, foi trabalho dia após dia. Quase toda criança tem sua infância marcada por brinquedos e brincadeiras já Joice, não, ainda criança ajudava os pais na colheita do algodão e do café, onde compensava com sua participação a superar as dificuldades financeiras do ambiente onde cresceu. Ainda com 9 anos de idade já costurava manualmente sapatos para fabricas do local onde com 14 anos recebeu o seu primeiro troféu de superação e luta, a Assinatura da sua “CARTEIRA DE TRABALHO”, símbolo de orgulho de todo o povo brasileiro que ainda acredita em fazer da força do trabalho um meio honesto para viver, lição essa passada pelos seus velhos pais.
2º SETOR: A OUSADA AVENTURA EM BUSCA DE DIAS MELHORES. A ENTRADA NO PORTAL DE “CORUMBÁ, CAPITAL DO PANTANAL” Eis que chega o momento crucial da menina que com 19 anos resolve sair do convívio familiar e partir em busca de um futuro melhor e decide correr o grande risco em uma aventura na qual tinha apenas promessa de trabalho e parte para Corumbá, Mato Grosso do Sul, Capital do Pantanal, trazendo na mala esperança e a certeza de que o Céu é o limite. Já de primeiro se encanta com a cidade pois no dia da sua chegada, coincidiu com uma das festas mais popular do Brasil, o dia de São João e este festejo na cidade é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a festa do Banho de São João – Alguns meses mais tarde, também vem se encantar com outra festa popular da cidade, o carnaval e a seguir, surge a primeira oportunidade de trabalho, Secretária no escritório de uma empresa de turismo, sem experiência, o que fazer? Mostrar e pôr em pratica o que a vida lhe ensinou: Habilidade de comunicação, insistência e persistência, deu certo, e então aí inicia a saga de JOICE, hoje proprietária de uma das maiores operadoras de turismo de pesca familiar e de contemplação de fauna em barcos hotéis no Pantanal de Mato Grosso do Sul, a “Empresa Joice Tur”. Como mulher, ela jamais deixou que o preconceito a vencesse e hoje, a sua história inspira outros empreendedores, principalmente mulheres, a persistirem diante das adversidades.
Ver de onde Joice começou e onde conseguiu chegar, é motivo de orgulho, e incentivo para cada vez mais crescer e progredir e, neste progresso, gerar trabalho para centenas de pessoas que labutam no dia, dia ao seu lado.
3º SETOR: A EMPRESÁRIA, A EMPRESA, PROJETOS A CULTURA DO PANTANAL, SEUS MISTÉRIOS, LENDAS/FOLCLORE E COSTUMES.
Neste setor, falaremos sobre os projetos da empresária junto a empresa de turismo como A Pesca Esportiva, Ecoturismo, Cruzeiro Pantanal e principalmente o ousado projeto “Anzol Rosa” mundialmente conhecido e apreciado pelas mulheres principalmente onde se reúnem, vindo de todas as partes do mundo. FALAREMOS SOBRE OS COSTUMES – O pantaneiro ou peão, como também é chamado que vive na região, pessoas que tiveram que adquirir inúmeras habilidades ao morar no pantanal como a lida com o gado a pesca a caça e a canoagem. Sem contar que vez ou outra os povos das típicas fazendas pantaneira se reúnem para festas e cantorias. O Pastoreio do gado de adapta ao movimento das águas e à busca de pastagens secas para que o gado possa se alimentar.
Falaremos também das lendas e dos folclores do Pantanal que também, aguça a curiosidade dos turistas que mesmo sabendo tratar de lendas ou folclore, ficam na espreita de que a realidade da história está preste a ocorrer. As lendas fazem parte do folclore (cultura popular) e são histórias fantásticas, constituídas por elementos e traços de diferentes culturas que se misturam e se harmonizaram recriando a origem de diversos personagens, bem como acontecimentos do dia a dia.
Diante deste histórico que culturalmente irá despertar a curiosidade de quem assiste o desfile da A Pesada, encerraremos nosso carnaval com a certeza que o histórico, desta empreendedora, não somente irá florescer a mentalidade dos jovens que sonham com futuros melhores bem como aqueles que não conhecem e desejam conhecer as maravilhas do Pantanal de Mato Grosso do Sul.
ENREDO
TÍTULO: “JOICE E O PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE: UMA JÓIA NO MEIO DE UM TESOURO”.
ROTEIRO DO ENREDO E DO DESFILE COM DEFESA DE QUISITO
TÍTULO: “JOICE E O PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE: UMA JÓIA NO MEIO DE UM TESOURO”.
PRIMEIRO SETOR - A HISTÓRIA DE UMA MENINA AGUERRIDA, DETERMINADA A SUPERAR AS DIFICULDADES DA LUTA PELA SOBREVIVÊNCIA.
PRIMEIRO TRIPÉ: COMISSÃO DE FRENTE – “ONDE TUDO COMEÇÕU” Este tripé, representa o começo de tudo, a Humildade de uma residência onde a homenageada viveu a sua infância.
COMISSÃO DE FRENTE: OS COLETORES DE ALGODÃO. – Esta comissão, irá através da dança e performance, contar com brevidade esta passagem de vida. Quase toda criança tem sua infância marcada por brinquedos e brincadeiras já nossa JOICE, não, ainda criança com 8 a 9 anos de idade, ajudava os pais na colheita do algodão e do café, também na costura de sapatos na fábrica da cidade, onde compensava com sua participação a superar as dificuldades financeiras do ambiente onde cresceu. A colheita de algodão já foi uma tarefa árdua e intensiva em mão de obra. Durante séculos, o algodão era colhido manualmente, exigindo que trabalhadores passassem horas ajoelhados no campo, separando as fibras do algodão das cápsulas. Esse processo era demorado e fisicamente desgastante, limitando a escala da produção.
Fantasia em luxo, estilo carnavalesco, que representa os coletores de algodão.
MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA: ARES E NICE (NIKE) – As qualidades herdadas dos deuses do Olimpo. (Na versão do autor da Ilíada e da Odisseia, Nice é filha de Ares )
Mestre Sala: Representando ARES – o Deus da guerra, determinação, coragem e luta por um objetivo – Mitologia Grega Divindade que fazia parte do panteão dos gregos antigos. Este deus grego, sempre se representa como um soldado.
Porta Bandeira: Representando NICE (NIKE) – Deusa Grega que personificava a vitória a força a velocidade e simboliza o sucesso em todos os ramos da vida, vinculada ao triunfo e a glória. Não é novidade para ninguém que as Olimpíadas e os Jogos Paralímpicos têm uma forte relação com a cultura helênica em especial a sua mitologia e a importância da Deusa NICE para os jogos daí o nome Nice – vitória.
Por sua luta e determinação, A Pesada Apresenta “JOICE” como as qualidades herdadas dos deuses do olimpo Nice e seu pai Ares.
Fantasias em luxo estilo carnavalesco.
GUARDIÕES DO PRIMEIRO CASAL: “OS GUARDIÕES DOS DEUSES DO OLIMPO.” Fantasias em luxo, estilo carnavalesco, representando os guardiões, que protegem os deuses do Olimpo.
1ª ALA - ALA DAS BAIANAS: AS CATADORAS DE CAFÉ. – Esta ala representa as mulheres catadoras de café, profissionais que separam os grãos do café de outros materiais como pedras torrões e insetos etc. Representa a homenageada na sua infância, ainda com 8 a 9 anos de idade já acompanhando os adultos na lavoura do café, tanto no plantio como na coleta dos grãos.
DESTAQUES DA 2ª ALA: RAÍZES DO CAFÉ
2ª ALA – A CULTURA DO CAFÉ: Esta ala representa os trabalhadores que garantem a qualidade e a produtividade da lavoura do café como: planejar a plantação, preparar o solo, plantar em época própria, manejar adequadamente as pragas do cafeeiro.
RAINHA DA BATERIA DA A PESADA: A BARONESA DO CAFÉ – Representa uma das grandes latifundiárias produtoras de Café do Brasil da época do Império. Enriqueceram-se a garantiram o aumento da arrecadação por parte do Estado Imperial. Fantasia de luxo em estilo puramente carnavalesco.
DAMAS DE COMPANHIA OU AIA DA BARONESA DO CAFÉ: Assistente pessoal em uma corte real ou feudal, auxiliando uma Rinha, uma princesa ou uma alta figura da nobreza. Representado por 8 componentes com fantasias em estilo luxo carnavalesco, eram mulheres que acompanhavam a baronesa em seus passeios pela fazenda do café.
MESTRE DA BATERIA: O BARÃO DO CAFÉ. - Representa um dos grandes latifundiários produtores de Café do Brasil da época do Império. Enriqueceram-se a garantiram o aumento da arrecadação por parte do Estado Imperial. Fantasia de luxo em estilo puramente carnavalesco.
3ª ALA: BATERIA BARCELONA DA A PESADA: OS COMISSÁRIOS DO CAFÉ – Homens que exerciam a função de intermediários entre os latifundiários e os exportadores de café.
DESTAQUE DA 4ª ALA: FOLIÃ ESPORTIVA
4ª ALA – ALA DE PASSISTAS– JOGADORAS DE BASQUETE. – Por ser a cidade de Franca, terra onde a homenageada viveu sua infância e adolescência, hoje, considerada Capital do Basquete, reconhecida como a principal escola de basquete brasileiro, segue a homenagem da A Pesada a cidade. Fantasia em estilo puramente carnavalesco.
DESTAQUE DA 5ª ALA: LUTA E PROGRESSO
5ª ALA: CARTEIRA DE TRABALHO – Esta ala representa o primeiro troféu recebido pela luta da homenageada, a assinatura da sua Carteira de Trabalho aos 14 anos de idade.
DESTAQUE DE CHÃO: JÓIA BRASILEIRA
PRIMEIRA ALEGORIA - CARRO ALEGÓRICO PORTE “G” - ABRE ALAS: Este carro representa a infância e juventude da homenageada, na cidade de Franca, interior de São Paulo. Traz a Escultura de uma jovem menina que iniciou sua vida de trabalho em busca de dias melhores sempre com o sorriso no rosto, alegria no coração e a certeza de dias melhores. Traz, a escultura do sapateiro, representando as fabricas de Sapatos da cidade de Franca, município de São Paulo, na qual a homenageada conseguiu a sua tão sonhada carteira de trabalho como costureira de sapatos aos 14 anos de idade”. Traz também duas esculturas femininas representando as catadoras de café, nas plantações das fazendas de Franca interior de São Paulo. Traz em traje de gala, estilo carnavalesco, o Sr. Ney Colombo e a sua esposa Srª Julieta, representantes Oficiais (Presidente e Primeira-Dama) da Escola de Samba “A Pesada” escola esta que tem a homenageada “Joice”, como seu enredo para este carnaval. Traz composições em luxo, com o título Riquezas do Brasil, por ser Franca uma das cidades mais evoluídas no Brasil. Traz como destaque principal em luxo, a figura do Deus Grego – Hefesto, habilidoso, trabalhador, esforçado e leal, Hefesto era o deus do ferro e do fogo, inventor, construtor e artesão do Olimpo representando a força do Trabalho entre os Deuses. Hefesto era filho de Zeus e Hera.
SEGUNDO SETOR: 2º SETOR: A OUSADA AVENTURA EM BUSCA DE DIAS MELHORES. A CHEGADA E A ENTRADA NO PORTAL DE “CORUMBÁ, CAPITAL DO PANTANAL.
6ª ALA – FESTA JUNINA – BANHO DE SÃO JOÃO- Esta ala, em traje típico de festa junina, no estilo carnavalesco, representa um dos primeiros encantos da homenageada quando chega na cidade de Corumbá, e por coincidência, era noite de São João, cujo calendário da cidade, promove um grande festejo, pois o Banho de São João, é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, a festa do Banho de São João da cidade de Corumbá MS.
DESTAQUE DA 7ª ALA: FOLIÃ DO CARNAVAL
7ª ALA – CARNAVAL DA CIDADE: Baile a fantasia: - Esta ala com fantasias em estilo carnavalesco, representa o carnaval da cidade de Corumbá, o maior carnaval do Estado de Mato Grosso do Sul, também uma das festas tradicionais da cidade que encantou a homenageada quando da sua permanência na cidade em busca de dias melhores.
DESTAQUES 8ª ALA: FOLIA E ALEGRIA
8ª ALA – DESFILE DE CARNAVAL DA CIDADE: Escola de A Pesada – Esta Ala representa uma das escolas que encantou a homenageada e que a mesma sempre desfilou e onde teve seus primeiros contatos com carnaval que até os dias de hoje a mesma pertence a comunidade dessa Agremiação e por fim a merecida homenagem da Escola.
DESTAQUE DA 9ª ALA: FOLIÃO EM ALEGRIA
9ª ALA – DESFILE DE CARNAVAL DA CIDADE BLOCO CARNAVALESCO:Não fica por aí o encanto da homenageada pelo carnaval de Corumbá, grande foi o seu amor pelo carnaval que também fez questão de conhecer e desfilar em um bloco carnavalesco da cidade e através desta ala, a grande homenagem aos blocos carnavalescos da cidade.
DESTAQUE DA 10ª ALA: TRADIÇÃO CARNAVALESCA
10ª. ALA – RELIQUIA DO CARNAVAL DA CIDADE – CORDÃO CARNAVALESCO: Também como Patrimônio Cultural da cidade, A Pesada não poderia deixar de homenagear os cordões carnavalescos de Corumbá. A história relata que Corumbá, como uma cidade grandemente influenciada pela cultura carioca, teve somada às suas tradições a dos cordões carnavalescos. Foram eles que iniciaram um dos maiores festejos culturais do centro-oeste brasileiro, salve Cravo Vermelho, Paraíso dos Foliões e outros.
DESTAQUE DA 11ª ALA: GUERREIRA DO TRABALHO
11ª ALA - PRIMEIRO TRABALHO NA CIDADE – SECRETÁRIA- Esta ala em traje estilo carnavalesco, representa o primeiro emprego da homenageada que foi de Secretária de uma empresa de turismo na cidade de Corumbá.
COMPOSIÇÃO DE CHÃO DO SEGUNDO CARRO ALEGÓRICO: MUSA PANTANEIRA E SAMBISTAS PANTANEIRAS
SEGUNDA ALEGORIA: CARRO ALEGÓRICO PORTE “G” - PORTA DE ENTRADA NA CIDADE – O PORTAL DE CORUMBÁ – Este carro traz a figura do portal da cidade, que representa e chegada da homenageada em Corumbá, MS, traz a figura de pombos branco que representa a esperança e de borboletas que representam a transformação. Traz 4 componentes, representando o carnaval de Corumbá. Traz com destaque principal com fantasia de luxo, a figura da Deusa Élpis - Na mitologia grega, Élpis era a deusa, ou espírito, que era a personificação da “ESPERANÇA”. Apesar de ser comumente associada a coisas impossíveis, é inegável o poder da Esperança, bem como o seu valor nos momentos mais difíceis de nossas Vidas. É nela que nos agarramos quando vivenciamos momentos difíceis ainda assim confiamos que tudo é possível. Essa é a filosofia também da homenageada. Traz as esculturas em grande porte, do Peixe, símbolo da pesca pantaneira como uma das atrações principais do Pantanal de Mato Grosso do Sul.
3º SETOR: A EMPRESÁRIA, A EMPRESA, PROJETOS A CULTURA DOPANTANAL, SEUS MISTÉRIOS, LENDAS/FOLCLORE E COSTUMES.
Neste setor, falaremos sobre os projetos da empresária junto a empresa de turismo como A Pesca Esportiva, Ecoturismo, Cruzeiro Pantanal e principalmente o ousado projeto “Anzol Rosa” mundialmente conhecido e apreciado pelas mulheres principalmente onde se reúnem, vindo de todas as partes do mundo. Falaremos também das lendas e dos folclores do Pantanal que também, aguça a curiosidade dos turistas que mesmo sabendo tratar de lendas ou folclore, ficam na espreita de que a realidade da história está preste a ocorrer. (As lendas fazem parte do folclore (cultura popular) e são histórias fantásticas, constituídas por elementos e traços de diferentes culturas que se misturam e se harmonizaram recriando a origem de diversos personagens, bem como acontecimentos do dia a dia).
DESTAQUE 12ª ALA: PANTANAL E SUA RIQUEZA
12ª ALA – FAUNA PANTANEIRA - Esta ala representa A fauna do Pantanal Mato -grosensse (ou simplesmente fauna pantaneira) é o conjunto de espécies animais encontradas no Pantanal, bioma característico do sudoeste de Mato Grosso e oeste e noroeste de Mato Grosso do Sul.
DESTAQUES DA 14ª ALA: LENDAS PANTANEIRAS - estes destaques em estilo carnavalesco em fantasia de luxo, representam as lendas do pantanal.
13ª ALA – LENDAS E FOLCLORE – Esta ala representa todas as lendas e folclores do nosso Pantanal Sul Mato-Grossense, A Lenda do Tuiuiú, João de Barro, Negro d’água, Mãe d’água e muitas outras.
SEGUNDO TRIPÉ (Movimento): “O MINHOCÃO” - (A POPULAR E MAIS ANTIGA LENDA DO PANTANAL DE MATO GROSSO DO SUL) – 116 ANOS (CENTO E DEZESSEIS ANOS DE ESTÓRIA): O folclore local tem suas lendas inspiradas pelas influencias que a região recebeu em sua ocupação e que foram transmitidas de geração em geração. -– “Minhocão é cobra grande que espanta a pescaria” Esta lenda, foi descrita no artigo "Ao Redor e Através do Brasil", publicada na "Kosmos", número 12 (1908), por Alípio de Miranda Ribeiro )
COMPOSIÇÃO DO TERCEIRO CARRO ALEGÓRICO: Símbolos do Pantanal
TERCEIRA ALEGORIA: CARRO ALEGÓRICO PORTE “G” – Representa a fauna pantaneira, do tuiuiú, onça, do jacaré, etc. Este carro traz esculturas com as representatividades principais do Pantanal, figuras em luxo tipo carnavalesco, o destaque em luxo com o título “Fauna e Flora Pantaneira” nas cores deslumbrantes do que é o nosso Pantanal. A Sucuri, cobra muito conhecida nas águas do nosso pantanal.
DESTAQUES DA 14ª ALA: BELEZAS NATURAIS
14ª ALA: O PANTANAL: Esta ala representa O bioma Pantanal é o mais preservado do mundo, com mais de 80% de sua cobertura original. Pela importância para o meio ambiente é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco.
DESTAQUE 15ª ALA: VISITANTE ENCANTADO
15ª ALA: TURISTAS NA CIDADE: Esta Ala representa a chegada dos turistas na cidade de Corumbá, seus preparativos e a viagem turística neste tão sonhado ambiente cultural.
DESTAQUE 16ª ALA: LAZER E DIVERSÃO
16ª ALA: TURISMO E PESCA: Esta ala representa os turistas em atividades com um dos projetos a que a homenageada propõe a eles, a pesca: Joice foi pioneira num ambiente que era 100% masculino e hoje as mulheres ocupam espaços na pesca esportiva e ecoturismo do Pantanal
DESTAQUES 17ª ALA: MULHERES PESCADORAS
17ª ALA: ANZOL ROSA: Esta ala representa um dos maiores projetos da nossa homenageada, o maior encontro feminino de pesca esportiva embarcada da América Latina, o Anzol Rosa, teve a sua edição de 2024, e foi um sucesso absoluto, superando todas as expectativas.
SEGUNDO CASAL DE MESTRE SALA: BODAS DE PRATA. – Este casal, representa, os 25 anos de casamento da homenageada, e os 25 anos de labuta em prol do turismo no pantanal de mato grosso do sul.
QUARTA ALEGORIA – CARRO ALEGÓRICO TIPO G : UMA VIGEM DO (KAYAMÃ), NO PANTANAL DE MATO GROSSO DO SUL.
Este carro traz a representatividade do seu primeiro barco, adquirido pela homenageada, para por conta própria iniciar suas atividades de turismo em busca de um sonho maior que hoje é a realidade e também os 25 anos de trabalho da nossa homenageada em favor do turismo no Pantanal de MS. Traz também pessoas da família da nossa homenageada, representando os 25 anos de casada e de uma família cujo amor familiar é o amor pelo trabalho, traz o progresso e a certeza de que o nosso pantanal, nossa cultura e principalmente nossas riquezas pantaneiras serão sempre conhecidas pelo mundo todo. “Contando estórias do universo cultural, vai um barco deslizando nas águas do pantanal”. Neste carro, a homenageada além de vir no carro alegórico, a ela se da a liberdade de se movimentar por alguns momentos também no chão da avenida, interagindo durante o desfile com todos que vieram assistir o desfile da A Pesada e aplaudi-la pelo sucesso conseguido na vida com amor e humildade acima de tudo.
TERCEIRO TRIPÉ: “ A BENÇÃO VAMOS TOMAR, BENÇÃO DE QUEM TEM PRA DAR” - Este tripé, traz a escultura de São Jorge, santo protetor e da fé da escola da nossa homenageada e o Santo Padroeiro da Escola. A Fé, jamais ficará de fora das atividades do G.R.E.S A Pesada que é o Santo Padroeiro. “São Jorge da Capadócia”
DESTAQUE DA 18ª ALA: TRADIÇÃO POPULAR
18ª ALA: MODA DE VIOLA. Escolhida para encerrar o desfile da Agremiação, esta ala representa a música é parte importante da cultura pantaneira, assim como as festas tradicionais ao som de moda de viola, danças e o conto de causos nas noites da vida pantaneira. Um elemento muito usado também e, muitas vezes, incorporado nas músicas é o berrante. Ele funciona como uma buzina no dia a dia tropeiro, mas também faz parte da cultura, da música e das festas pantaneiras. Esta moda de viola, está sempre presente nas atividades turísticas que a nossa homenageada proporciona em suas viagens turísticas pelo Pantanal de Mato Grosso do Sul.
RETORNO DA BATERIA
“A PESADA CARNAVAL 2025 - SAMBA DE ENREDO – JUSTIFICATIVA PARA DESFILE
TITULO: “JOICE E O PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE – UMA JÓIA NO MEIO DE UM TESOURO.”
Compositores: César UIG, Gugu das Candongas e Marquinho do Banjo
BRILHOU O SOL, O GALO CANTOU (Comum acordar cedo na zona rural)
NESSA IMENSIDÃO O DIA RAIOU (faz parte da lida)
JÁ BEM CEDINHO ELA VAI PRA PLANTAÇÃO (homenageada aos 5 anos de idade)
DA CULTURA DO CAFÉ À COLHEITA DO ALGODÃO (trabalho, onde tudo começou)
SÃO DESAFIOS, SUPERAÇÃO E LUTA E DESSA LABUTA A PROFISSÃO. (
SAPATEANDO FRANCA FAZ PRO MUNDO INTEIRO (Primeiro emprego já c/9 anos
O MIMO PROS PÉS SER TÃO BRASILEIRO (carteira de trabalho 14 anos, sapateiro)
O SONHO JÁ COMEÇOU, E NUNCA VAI ACABAR (novos sonhos em busca de
JÓICE “PARTIU” CORUMBÁ. (dias melhores, viaja para Corumbá MS)
SUA MALA CARREGADA DE SAUDADE (sentimento melancólico qdo deixa alguém
A ESPERANÇA BROTA NO SEU CORAÇÃO (ou algo que se ama – saudade traz sempre
ELA SE ENCANTOU COM A CIDADE, (a esperança - se apaixona pela cidade
ERA NOITE DE SÃO JOÃO (chegada coincide c/ uma festa popular no local)
MULHER GUERREIRA COM SEU BARCO A NAVEGAR (Consegue emprego, luta, sacri-
FEZ DO TURISMO SUA PAIXÃO, DA PESCA A TRANSFORMAÇÃO (fícios e vitórias)
DA PONTA DE UM ANZOL CONVIDA O MUNDO A PESCAR. (turismo, viagens projetos
HISTÓRIAS PRA CONTAR (turistas no pantanal, no cotidiano, pescas e assuntos de
NESSA TERRA TEM MISTÉRIOS LENDAS DE ENCANTARIAS (lendas e folclore do local)
MINHOCÃO É COBRA GRANDE QUE ESPANTA A PESCARIA (Lenda mais popular)
TUIUIU SAIU VOANDO, BOCEJAVA O JACARÉ (animais pantaneiros)
CONTANDO ESTORIAS DO UNIVERSO CULTURAL (estórias e contos populares)
VAI UM BARCO DESLIZANDO NAS AGUAS DO PANTANAL. (o sonho realizado)
RUFEM OS TAMBORES, PESADA (Reverenciar, aplaudir, respeito)
PRA ESSA MULHER QUE É JOIA RARA (Titulo do enredo, “Uma jóia “
NUM RELICÁRIO DE BELEZA SEM IGUAL (Titulo do enredo”no meio de
JOICE FAZ A FESTA DO MEU CARNAVAL. (um tesouro – O Pantanal)
PAULO CÉSAR MARTINS (CÉSAR UIG)
Desenvolvimento do enredo.
Veja Também
ESTAÇÃO PRIMEIRA DO PANTANALCARNAVAL 2025 FICHA TÉCNICAGRES ESTAÇÃO PRIMEIRA DO PANTANALPresidente: Walber Pierre MessiasVice-Presidente: Mariane MattosCores...
IMPÉRIO DO MORRO 2025 DE MARIA E DE ROMÃO, DA FÉ E DA EMOÇÃO NORDESTE DE TANTA GENTE, O ELDORADO DO SERTÃO FICHA TÉCNICA Enredo: De Maria e Romão, da fé e da...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 TODAS AS SAUDADES
- 19 de Abril de 2025 BRASIL TEM 14 MILHÕES DE INFLUENCIADORES SEGUNDO PESQUISA
- 19 de Abril de 2025 Projeto de Edinaldo prevê espaços seguro para a prática de soltar pipas na cidade
- 19 de Abril de 2025 Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
- 19 de Abril de 2025 Páscoa no CRAS de Ladário fortalece vínculos com a comunidade
- 19 de Abril de 2025 Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas
- 19 de Abril de 2025 Prefeitura realiza teste de ampliação no horário dos ônibus atendendo solicitação da população
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário