Meio Ambiente
Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
O PSA Bioma Pantanal lançado pelo Governo do Estado será financiado com recursos do Fundo Clima Pantanal, que atualmente conta com R$ 40 milhões.
Sex, 18 Abril de 2025 | Fonte: Marcelo Armôa/Semadesc

Com o objetivo de garantir a eficiência na implementação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais – PSA Bioma Pantanal, a Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) publicou na edição desta quarta-feira (16), a Resolução n. 100, de 15 de abril de 2025. O ato normativo define as rotinas técnicas a serem adotadas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), assegurando suporte às ações do programa que visa à conservação e ao uso sustentável do bioma pantaneiro.
O PSA Bioma Pantanal foi lançado pelo Governo do Estado no final de março deste ano e será financiado com recursos do Fundo Clima Pantanal (Fundo Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Pantanal), que atualmente conta com R$ 40 milhões. De acordo com o secretário adjunto e secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Artur Falcette, a medida é parte fundamental da estruturação da política pública de preservação ambiental.
“Ela cria o devido procedimento para que Imasul e Secretaria possam atender as demandas que vão surgir ao longo do processo de recebimento das inscrições para o PSA. Não basta lançarmos o edital, precisamos ter todo o instrumental devidamente construído dentro do Governo do Estado para que as demandas sejam atendidas em tempo hábil e para que o processo seja facilitado. Com isso, vamos cumprir efetivamente os prazos estabelecidos e entregar o resultado proposto da política pública”, afirmou.
A resolução estabelece, entre outras ações, a emissão de declarações negativas de débitos ambientais para os interessados em aderir ao programa, o fornecimento de dados do sistema SIRIEMA para mensuração da prestação de serviços ambientais, o cancelamento sem custos de autorizações de supressão vegetal para provedores que optarem voluntariamente pela conservação, além da verificação da vegetação nativa excedente nas áreas inscritas.
Todas as ações do Imasul deverão ser realizadas conforme o cronograma dos editais do PSA Bioma Pantanal, e mediante solicitação da Semadesc. A resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Veja Também
O Governo de Mato Grosso do Sul vai remunerar quem preserva o Pantanal. A medida vale para produtores rurais, comunidades tradicionais, organizações de socie...
O dia de trabalho do gabinete itinerante do Governo de Mato Grosso do Sul na Expogrande 2025 - realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho - começou na...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis