26 ℃

Turismo

Com planejamento e investimento público, Corumbá se consolida entre destinos turísticos do Centro-Oeste

Dia Mundial do Turismo é comemorado nesta quarta-feira, 27 de setembro.

Qua, 27 Setembro de 2023 | Fonte: Assessoria PMC


Com planejamento e investimento público, Corumbá se consolida entre destinos turísticos do Centro-Oeste

Corumbá tem motivos de sobra para celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado nesta quarta-feira, 27 de setembro. Aliando as belezas naturais do Pantanal e o empreendedorismo do trade com o planejamento e investimentos públicos do Município, Estado e do Governo Federal, a cidade se consolida como um dos principais destinos do Centro-Oeste brasileiro.

“Nossa cidade foi uma das pioneiras na questão da pesca esportiva do Brasil. Hoje esse segmento é consolidado e, depois da pandemia, tem trabalhado praticamente com mais de 90% da sua capacidade de lotação. Por isso hoje nosso objetivo é estimular também o turismo contemplativo e de negócios”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

Para isso, o Município tem investido em obras estruturantes em todas as regiões da cidade. “É claro que o turista busca um local para se divertir, para descansar, para passear com a família, mas ele também pensa se essa cidade tem um hospital caso ele precise; se o acesso é fácil; se existe risco de alagamento, entre outras coisas”, prosseguiu o chefe do Executivo municipal.

“Quando nós investimos em drenagem, em pavimentação, na requalificação das vias mais antigas, estamos pensando primeiro em quem mora aqui, mas isso acaba refletindo em toda a imagem da cidade. Ter um Pronto Socorro novo, moderno, com certeza ajuda nesse processo”, completou o prefeito.

Além disso, o Executivo tem investido nas festas mais tradicionais da cidade e que nos últimos anos tornaram-se também propulsores da economia local. O Carnaval e o São João de Corumbá são manifestações culturais com reconhecimento nacional e que atraem milhares de turistas todos os anos.

O Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal (FIPEC) e o Eco Pantanal Extremo, que em 2023 será realizado em dezembro, também atraem um publico diferente para a região, bem como Festival América do Sul, promovido pelo Governo do Estado e que, por quase sete dias, transforma Corumbá no coração da América Latina.

Outra novidade que em breve deve fomentar ainda mais o turismo local são os freeshops. Três estabelecimentos deste tipo, que venderão produtos importados co preços mais acessíveis, serão inaugurados no Município. Além disso, ainda no primeiro semestre de 2024, o Clube Candeias vai inaugurar seu Parque Aquático, situado dentro do Hotel Gold Fish.

"Devemos fechar o ano de 2023 com recorde de visitantes. E a expectativa para o ano que vem é ainda melhor, com mais opções de entretenimento e com as principais festas culturais já asseguradas", afirmou o diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Sienna.

Cultura, Turismo e Natureza ao encontro das águas

Levantamento feito pelo Observatório da Fundação de Turismo do Pantanal aponta que em 2022 a cidade recebeu mais de 29,8 mil turistas entre janeiro e dezembro. Neste ano, só até o final de agosto, já são mais de 33,4 mil turistas que passaram por Corumbá. “São números que mostram como a região tem avançado e se diversificado em seus atrativos”, avaliou Elisângela.

Conforme o CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, Corumbá possuiu 14 hotéis, 22 agências de turismo e 35 hotéis, pousadas ou balneários. Barcos-hotéis, onde os visitantes conseguem aproveitar toda beleza do pantanal sem abrir mão do conforte, são 24 embarcações e 85 restaurantes, bares, cafeterias ou similares.

“Corumbá tem total capacidade de receber muito bem qualquer tipo de turista. E com a expectativa de novos investimentos no Aeroporto Internacional, estamos otimistas de que 2023 será um ano recorde para o turismo corumbaense”, finalizou a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Projeto Multiplicadores Ambientais da APA Baía Negra rende apresentação de trabalho científico na USP

O projeto "Multiplicadores Ambientais - Cuidando dos Bens Comuns", de iniciativa da Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo, desenvo...

IHP mostra importância de nascentes para saúde do Pantanal em evento em Bodoquena

O programa Cabeceiras do Pantanal, mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), vai apresentar ações realizadas em áreas de nascente que vão formar tributá...

No Pantanal, curso de condutores capacita moradores de comunidade para o turismo

A Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra é a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável no Pantanal (próxima ao Rio Paraguai), que agrega preser...

Últimas Notícias