31 ℃

Política

Ministério da Defesa seleciona instituições de ensino superior para operações do Projeto Rondon em 2025

O Rondon, graças ao apoio das IES e de estudantes universitários de todo o país, há 57 anos contribui para o desenvolvimento regional com ações de cidadania, inclusão social e sustentabilidade.

Qui, 10 Outubro de 2024 | Fonte: Ascom


Ministério da Defesa seleciona instituições de ensino superior para operações do Projeto Rondon em 2025Até o dia 25 de outubro, o Projeto Rondon está com inscrições abertas para selecionar novas parcerias de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, para as Operações Sul de Minas I e II, programadas para janeiro e fevereiro de 2025. O Rondon, graças ao apoio das IES e de estudantes universitários de todo o país, há 57 anos contribui para o desenvolvimento regional com ações de cidadania, inclusão social e sustentabilidade.

De acordo com o edital, lançado pelo Ministério da Defesa, as instituições interessadas devem produzir uma proposta de trabalho de extensão, escolhendo um dos três eixos temáticos: áreas de cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde (conjunto “A”); comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho (conjunto “B”); ou ainda propor atividades para cobertura jornalística e produção de conteúdo (conjunto “C”). As propostas apresentadas devem estar alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

 Todas as propostas recebidas serão submetidas à Comissão de Avaliação de Propostas de Trabalho do Projeto Rondon, que avalia e seleciona os melhores trabalhos. Após isso, a Coordenação-Geral do Projeto Rondon divulgará a relação das IES selecionadas com a designação dos respectivos municípios onde serão desenvolvidas as ações. Divulgados os resultados, as IES participam de uma viagem precursora, para conhecer os interlocutores do município, ajustar a proposta de trabalho e definir o cronograma de atividades e definição de locais para as oficinas previstas para o período da operação.

A última etapa é o desenvolvimento da operação, realizada pela equipe da instituição selecionada. Comporão as equipes 2 professores e 8 alunos para os Conjuntos “A” e “B”, além de 2 professores e 10 alunos para o Conjunto “C”. Para este processo seletivo, poderão compor as equipes até 2 alunos de pós-graduação sem acréscimo no número total de membros das equipes.

O Projeto - O Projeto Rondon é uma ação interministerial de cunho estratégico do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir para o desenvolvimento e/ou fortalecimento da cidadania e contribuir com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida em comunidades menos assistidas, usando as habilidades universitárias.

A iniciativa é realizada em conjunto com os estados e municípios que, em parceria com as instituições de ensino superior, leva benefícios duradouros às comunidades atendidas, contribuindo com o desenvolvimento local sustentável e com a construção e promoção da cidadania. Além de envolver a participação de ministérios parceiros, IES, governos estaduais e municipais, conta com o apoio das Forças Armadas.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Operação Ágata Oeste causa mais de R$ 100 milhões de prejuízo ao crime organizado

A Operação Ágata Oeste, concebida pelo Ministério da Defesa e realizada pelas Forças Armadas, empreendeu uma série de ações na fronteira oeste, entre Mato Gr...

Eleições - Defesa apoia a justiça eleitoral com o emprego das Forças Armadas nas eleições de 2024

Para garantir o pleno exercício dos direitos constitucionais aos cidadãos, o Ministério da Defesa, por meio das Forças Armadas, apoia a realização das eleiçõ...

Forças Armadas e Polícia Federal garantem segurança das eleições municipais

As eleições municipais de 2024 contarão com o apoio das Forças Armadas, que historicamente atuam nas localidades e municípios que o Tribunal Superior Eleitor...