Política
Edinaldo recomenda suspensão da cobrança da taxa de iluminação pública na cidade
Em sua justificativa citou que se trata de um serviço essencial que é de responsabilidade exclusiva do Município.
Sex, 25 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria Câmara

O vereador Edinaldo Neves recomendou à Prefeitura de Corumbá, a suspensão da cobrança da taxa de iluminação pública, a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (COSIP), até que sejam regularizados os serviços em todo o município, com a devida contratação formal e transparente de empresa especializada para execução contínua e eficiente da manutenção e expansão do sistema.
Em sua justificativa citou que se trata de um serviço essencial que é de responsabilidade exclusiva do Município, conforme previsto na Constituição Federal que permite a instituição da taxa desde que vinculada à prestação do serviço, o que não está sendo cumprido atualmente.
“O Código de Defesa do Consumidor assegura ao cidadão o direito à prestação adequada, eficiente e contínua dos serviços públicos essenciais. A ausência de empresa contratada e a negligência na prestação do serviço afrontam os princípios da moralidade e eficiência, bem como o disposto no Código de Posturas de Corumbá, que prevê padrões mínimos para os serviços públicos municipais”, observou.
Argumentou que a “manutenção da cobrança da COSIP sem a efetiva prestação do serviço, caracteriza-se como cobrança indevida, podendo inclusive configurar enriquecimento ilícito por parte da administração pública, além de lesar diretamente o contribuinte”, e que a “população não pode ser penalizada duplamente pela falta de iluminação e pelo pagamento de uma taxa que não corresponde a nenhum benefício concreto”.
JORNADA DE TRABALHO
Edinaldo pediu ainda à Prefeitura, informações e estudos técnicos relacionados à recente alteração na jornada de trabalho dos servidores públicos municipais, com apresentação de estudo financeiro ou parecer de impacto orçamentário quanto ao possível aumento de despesas administrativas e operacionais, como consumo de energia, manutenção de estruturas e necessidade de transporte, resultantes da ampliação do tempo de permanência dos servidores nos prédios públicos.
Lembrou que a medida impacta diretamente a organização de vida dos servidores, muitos dos quais com contratos com outras entidades, atividades informais ou familiares que, agora, ficarão inviabilizadas pelo novo modelo adotado. “Soma-se a isso o fato de que não houve comunicação prévia, consulta pública ou apresentação de fundamentos que justifiquem os supostos ganhos operacionais dessa mudança”, ressaltou.
Veja Também
Projeto de Lei apresentado na sessão de terça-feira, 15, pelo vereador Edinaldo Neves, institui no Município de Corumbá, o Programa Espaço Seguro para Pipas,...
Últimas Notícias
- 25 de Abril de 2025 Mato Grosso do Sul registra aumento de 175% dos acidentes de trabalho
- 25 de Abril de 2025 Portaria atualiza valores limites de renda bruta de famílias atendidas pelo Minha Casa, Minha Vida
- 25 de Abril de 2025 Prefeito Dr. Gabriel recebe representantes do Movimento pela Criação da Universidade Federal do Pantanal
- 25 de Abril de 2025 Governo reforça segurança pública com investimento de R$ 4,4 milhões em equipamentos e veículos para a PM
- 25 de Abril de 2025 Mais de 120 mil pessoas já se despediram do Papa, inclusive brasileiros
- 25 de Abril de 2025 Polícia Rodoviária Federal apreende 109 Kg de cocaína na BR-262
- 25 de Abril de 2025 Boletim veterinário da onça-pintada capturada na região do pesqueiro Touro Morto
- 25 de Abril de 2025 Edinaldo recomenda suspensão da cobrança da taxa de iluminação pública na cidade
- 24 de Abril de 2025 Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo
- 24 de Abril de 2025 Educação analisa material didático para impulsionar o ensino na REME de Ladário
- 24 de Abril de 2025 FAEMS firma parceria para impulsionar soluções de pagamentos no Mato Grosso do Sul
- 24 de Abril de 2025 Mais de 150 motos e 32 carros estão disponíveis em novo leilão do Detran-MS
- 24 de Abril de 2025 Com palestra educativa para crianças, Prefeitura alerta para respeito aos animais
- 24 de Abril de 2025 Com helicóptero, PRF realiza transporte de urgência para transplante de órgãos em Campo Grande
- 24 de Abril de 2025 Alexandre Branco Pucci toma posse no cargo de desembargador do TJMS