Política
Comissão de deputados vai acompanhar o processo de relicitação da Malha Oeste
Ferrovia Malha Oeste será relicitada e processo terá acompanhamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.
Qua, 17 Julho de 2024 | Fonte: Osvaldo Júnior/Agência Alems

Em tramitação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o processo de relicitação da Ferrovia Malha Oeste será acompanhado por comissão formada por sete deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). A instituição da comissão e a designação de seus membros constam do Ato 83/2024, publicado pela Mesa Diretora na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial do Parlamento, nas páginas 123 e 124.
Fazem parte da Comissão Temporária de Representação de Acompanhamento do Processo de Relicitação da Ferrovia Malha Oeste os deputados Pedrossian Neto (PSD), Junior Mochi (MDB), Caravina (PSDB), Lia Nogueira (PSDB), Paulo Duarte (PSB), Marcio Fernandes (MDB) e Mara Caseiro (PSDB). O requerimento para instituição da comissão foi feito pelo deputado Pedrossian Neto com coautorias dos demais parlamentares que compõem o grupo.
Na justificativa do requerimento, o deputado Pedrossian Neto lembra que a ANTT realizou, em outubro do ano passado, audiência para tornar público “o processo de relicitação da concessão da ferrovia, garantir transparência e participação social, colher sugestões e contribuições, e aprimorar os estudos técnicos que compõem o processo em trâmite”. Nessas discussões, houve inclusão, no processo de relicitação, do ramal Campo Grande a Ponta Porã.
O deputado também afirma que, neste ano, foi previsto que o processo de relicitação fosse submetido ao Tribunal de Contas da União (TCU) para elaboração e publicação do edital de concessão. Isso, no entanto, segundo frisa o deputado, “até o momento não ocorreu”. “Nesse cenário, cabe ao Poder Legislativo, como legítimo e primeiro representante da população interessada, acompanhar o processamento da relicitação em tramitação na Agência Reguladora”, argumenta Pedrossian Neto.
A Ferrovia Malha Oeste soma mais de 1.600 quilômetros, ligando Corumbá a Mairinque (SP). A previsão de investimento é de R$ 18 bilhões no período de 60 anos, conforme informações divulgadas pelo Governo do Estado.
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho