Política
Censo arbóreo vai apontar necessidades de intervenções para tornar Corumbá mais verde
Ana Cláudia fez apresentação do Programa Mais Verde e anunciou realização do censo arbóreo.
Ter, 24 Outubro de 2023 | Fonte: Assessoria Câmara

A Fundação de Meio Ambiente do Pantanal de Corumbá está realizando na cidade, um censo arbóreo importante para aperfeiçoar e facilitar o planejamento e gestão da urbanização, arborização e manutenção da vegetação na região urbana de Corumbá.
A informação é da diretora-presidente da Fundação, Ana Cláudia Moreira Boabaid, prestada durante um encontro com os vereadores corumbaenses na sessão ordinária de segunda-feira, 23.
Na oportunidade, a convite do vereador Allex Dellas, Ana Cláudia fez um relato do trabalho que vem sendo desenvolvido, como parte do Programa Corumbá Mais Verde, criado pela Lei 2.695, de 20 de setembro de 2019, que dispõe sobre o Código de Arborização do Município de Corumbá.
O trabalho está em andamento e é realizado por técnicos da Fundação, em parceria com estagiários da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa, conforme a diretora, vai permitir promover a arborização de bairros e centro da cidade com espécies adaptadas e adequadas; estruturação do Viveiro Municipal para manejo e produção de mudas; substituição de árvores e manutenção dos vegetais já existentes; educação e conscientização ambiental das comunidades, além de promover o paisagismo e revitalização de praças, canteiros, floreiras, entre outros espaços públicos.
Ana Cláudia destacou que o censo será extremamente importante para a sequência do Corumbá Mais Verde, e que se trata de um estudo que analisa as condições gerais das árvores, como espécies, altura, sanidade, condições do local, bem como a quantidade de indivíduos arbóreos por quadra, visando aperfeiçoar e facilitar o planejamento e gestão da urbanização, arborização e manutenção da vegetação.
CONSCIENTIZAÇÃO
No encontro com os vereadores, a diretora foi categórica ao afirmar que não basta apenas plantar novas mudas ou fazer o replantio, substituindo árvores condenadas ou mesmo em risco de queda. Afirmou que a conscientização da população é extremamente importante, cuidando e até fazendo a rega necessária, para evitar depredações.
Por isso mesmo equipe da Fundação de Meio Ambiente tem realizado na cidade, paralelamente ao censo, ações de Educação Ambiental porta a porta; visitas ao Viveiro Municipal; ações com escolas das redes pública e privada, e fiscalização.
Explicou que existe também serviços realizados por empresa terceirizada como poda, corte e plantio de árvores nas vias públicas urbanas; plantio e manutenção de mudas arbóreas; destacamento, além de manter um plantão emergencial.
Explicou que o programa prevê plantio de espécies como ipês, sibipiruna, castanheira, saboneteira, jacarandá, oiti, pata de vaca, flamboyants e palmeiras imperiais, todas em via pública, de forma gratuita.
Informou ainda que, em caso de interesse pelo plantio de mudas em via pública, basta solicitar direto à Fundação de Meio Ambiente do Pantanal ou pelo telefone (67) 3907-5385. Já em caso de poda ou corte em via pública, a solicitação deve ser feita no Protocolo Geral da Prefeitura Municipal de Corumbá ou no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), mediante recolhimento de taxa de protocolo de R$ 36,45.
Mas, é importante salientar que, antes do serviço, é realizada uma vistoria técnica para verificar a necessidade da intervenção. Lembra também que a solicitação de autorização ambiental para corte de árvores em quintais ou terrenos particulares, deve ocorrer diretamente à Fundação, sem taxa. Depois de feita a vistoria, o serviço deve ser feito pelo próprio proprietário.
Tudo Sobre
fundacao-de-meio-ambiente-do-pantanal censo-arboreo ana-claudia-moreira-boabaid programa-corumba-mais-verdeVeja Também
Por meio de um requerimento apresentado na sessão ordinária de terça-feira, 19, o vereador Allex Dellas solicitou do Executivo, informações a respeito do cen...
O vereador Allex Dellas está solicitando à Prefeitura, a reforma da Praça São Paulo, localizada no Bairro Guatós, Residencial Ana Brites, em atendimento a re...
A queda de uma árvore de grade porte, da espécie Sete Copas, caiu sobre um veículo, Corolla, no início da tarde desta sexta-feira, 27 de outubro, por volta d...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 TODAS AS SAUDADES
- 19 de Abril de 2025 BRASIL TEM 14 MILHÕES DE INFLUENCIADORES SEGUNDO PESQUISA
- 19 de Abril de 2025 Projeto de Edinaldo prevê espaços seguro para a prática de soltar pipas na cidade
- 19 de Abril de 2025 Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
- 19 de Abril de 2025 Páscoa no CRAS de Ladário fortalece vínculos com a comunidade
- 19 de Abril de 2025 Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas
- 19 de Abril de 2025 Prefeitura realiza teste de ampliação no horário dos ônibus atendendo solicitação da população
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário