24 ℃

Polícia

Aeronave com indícios de exportação irregular foi apreendido no bairro Aeroporto em Corumbá

A aeronave estava sendo transportada em um caminhão com documentação inconsistente.

Qui, 27 Março de 2025 | Fonte: Da Redação, com assessoria


Aeronave com indícios de exportação irregular foi apreendido no bairro Aeroporto em Corumbá
Fotos: divulgação/RFB

Uma ação conjunta entre a Receita Federal, o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil (DRACCO), a 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá e a Força Tática da Polícia Militar de Corumbá resultou na interceptação de uma aeronave modelo Baron B58 no Bairro Aeroporto.

Aeronave com indícios de exportação irregular foi apreendido no bairro Aeroporto em CorumbáA aeronave estava sendo transportada em um caminhão com documentação inconsistente, o que levantou suspeitas sobre a origem e destino da aeronave. Após a interceptação, a aeronave foi encaminhada para o Pátio do Posto Esdras, na fronteira com a Bolívia, para apuração do caso.

Após análise preliminar, foram encontradas diversas divergências nas peças da aeronave, documentação da carga e do transporte, além de suspeitas sobre os reais interessados nos trâmites aduaneiros. Essas irregularidades sugerem que a aeronave estava sendo preparada para exportação irregular.

A aeronave foi retida e entregue à equipe Ícaro, especializada em repressão qualificada a crimes aeronáuticos do DRACCO. A Receita Federal lembra que, em 2019, realizou a Operação Frankenstein, em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que resultou na apreensão de 33 aeronaves e 17 prisões.

A Operação Frankenstein desmantelou uma rede criminosa que montava aeronaves com partes e peças não rastreáveis, cuja segurança e destinação feriam as normas da ANAC e principalmente a segurança de voo.

A ação reforça o papel da Receita Federal e a parceria com os órgãos de segurança pública no controle e combate aos crimes transfronteiriços, bem como o papel pioneiro da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul na repressão qualificada a crimes envolvendo modal aéreo.

Cidadãos que desejarem colaborar com denúncias podem entrar em contato pelo WhatsApp da Receita Federal no número (67) 99137-7463.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Cinco bolivianos são detidos em Corumbá com cápsulas de cocaína no estômago

Uma operação conjunta entre a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (PMMS) ...

PRF e Receita Federal apreendem 391 Kg de cocaína em meio a carga minério de ferro em Corumbá

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Receita Federal apreenderam 391 Kg de cocaína, na noite de quinta-feira, 20 de fevereiro, em Corumbá. Também foram apr...

Alfândega da Receita Federal em Corumbá assina acordo de cooperação com o IFMS na área da Cidadania Fiscal

Em solenidade realizada no dia 12 de março no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS/Campus Corumbá, foi criado mais um Núcleo de Apoio Contábil e Fi...