Meio Ambiente
Força-tarefa intensifica buscas por onça-pintada após incidente atípico no Pantanal
O corpo da vítima foi encontrado por um guia turístico, que também foi atacado pela onça e sofreu ferimentos no braço.
Qua, 23 Abril de 2025 | Fonte: Evelyn Souza/Comunicação MS

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (22), a Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e a PMA (Polícia Militar Ambiental) atualizaram as informações sobre as buscas pela onça-pintada que teria atacado e matado o caseiro Jorge Ávalo, de 60 anos, próximo ao pesqueiro Touro Morto, no Pantanal, na segunda-feira (21).
O corpo da vítima foi encontrado por um guia turístico, que também foi atacado pela onça e sofreu ferimentos no braço. Ele foi socorrido e encaminhado para atendimento médico no município de Miranda. Após o ataque, o animal fugiu para a vegetação densa da região.
Desde então, uma força-tarefa composta por um especialista em captura de animais de grande porte, policiais ambientais e guias locais atua na área para localizar o animal, que será encaminhado ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde passará por avaliação e acompanhamento especializado.

Falcette informou ainda que a onça-pintada teria retornado à sede da fazenda na noite anterior, o que levou as equipes a concentrarem os esforços de captura nas imediações da residência.
Nesta quarta-feira (23), as câmeras de segurança instaladas no local, além de vídeos e fotos que registram a rotina dos animais nas proximidades da sede, serão encaminhadas para perícia. O material pode ajudar a esclarecer o comportamento da onça-pintada e fornecer pistas sobre os momentos que antecederam o ataque. A expectativa é de que os primeiros resultados da análise estejam disponíveis nos próximos dias.
“Uma das poucas certezas até o momento é a de que havia oferta de alimento, conhecido como ceva, para atrair animais silvestres no local. A prática, além de configurar crime ambiental, é extremamente perigosa, pois pode provocar alterações no comportamento natural dos animais, destacou o coronel José Carlos Rodrigues, comandante da Polícia Militar Ambiental.
Os especialistas reforçam que não há motivo para pânico e que todas as medidas de segurança estão sendo adotadas. As equipes permanecem na região, atuando de forma cuidadosa e coordenada para garantir a proteção da população e o manejo adequado do animal.
Veja Também
A onça-pintada Miranda, resgatada em 15 de agosto no município de Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense, e devolvida à natureza em 27 de setembro, recupera...
Últimas Notícias
- 25 de Abril de 2025 Prefeito Dr. Gabriel recebe representantes do Movimento pela Criação da Universidade Federal do Pantanal
- 25 de Abril de 2025 Governo reforça segurança pública com investimento de R$ 4,4 milhões em equipamentos e veículos para a PM
- 25 de Abril de 2025 Mais de 120 mil pessoas já se despediram do Papa, inclusive brasileiros
- 25 de Abril de 2025 Polícia Rodoviária Federal apreende 109 Kg de cocaína na BR-262
- 25 de Abril de 2025 Boletim veterinário da onça-pintada capturada na região do pesqueiro Touro Morto
- 25 de Abril de 2025 Edinaldo recomenda suspensão da cobrança da taxa de iluminação pública na cidade
- 24 de Abril de 2025 Descontos ilegais de aposentados do INSS serão devolvidos, diz governo
- 24 de Abril de 2025 Educação analisa material didático para impulsionar o ensino na REME de Ladário
- 24 de Abril de 2025 FAEMS firma parceria para impulsionar soluções de pagamentos no Mato Grosso do Sul
- 24 de Abril de 2025 Mais de 150 motos e 32 carros estão disponíveis em novo leilão do Detran-MS
- 24 de Abril de 2025 Com palestra educativa para crianças, Prefeitura alerta para respeito aos animais
- 24 de Abril de 2025 Com helicóptero, PRF realiza transporte de urgência para transplante de órgãos em Campo Grande
- 24 de Abril de 2025 Alexandre Branco Pucci toma posse no cargo de desembargador do TJMS
- 24 de Abril de 2025 PROCON Corumbá fiscaliza estabelecimentos comerciais nacionais e estrangeiros
- 24 de Abril de 2025 VÍDEO: Duas pessoas foram salvas após embarcação virar no Rio Paraguai próximo a região do Itagiloma