Geral
Gerado pela “irmã”, Defensoria consegue registro de recém-nascido em nome de assistida
O caso aconteceu no interior do Mato Grosso do Sul.
Seg, 28 Agosto de 2023 | Fonte: Guilherme Henri/Assessoria
A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul conseguiu na Justiça que um recém-nascido gerado em “barriga solidária” pela “irmã” fosse registrado com a filiação de uma assistida. O caso aconteceu no interior do Estado.
Conforme o defensor público, Fábio Luiz Sant’Ana de Oliveira, a assistida é mãe de três mulheres maiores de idade, filhas de seu primeiro casamento.
“Ao se casar novamente, a assistida e seu atual marido sempre tiveram o desejo de estender a família com um filho. Contudo, devido aos fatores de idade e laqueadura, a mulher é incapaz de engravidar novamente”, detalha o defensor.
Diante da impossibilidade, a filha mais velha da assistida se ofereceu como “barriga solidária”, ou seja, gerar o próprio “irmão”.
“Para realização do projeto parental, dado o alto custo da inseminação artificial por meio de clínicas de reprodução assistida existentes na rede privada de saúde e não havendo recursos suficientes para tanto, a família começou a cogitar a possibilidade de realizar ‘inseminação caseira’”.
Vale destacar que o projeto parental do casal e com ele o desejo de ampliação familiar foi acolhido por toda a família extensa.
“A família obteve êxito em todo o processo e a criança nasceu saudável. Para resguardar os direitos fundamentais pertencentes, em especial o reconhecimento de sua filiação materna, a Defensoria ajuizou ação pedindo autorização que o competente Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais promova o registro do nascimento da assistida como sendo a mãe da criança”.
Para fundamentar a ação, segundo o defensor, foi elaborado um relatório social a partir de entrevista com a família e, inclusive, uma declaração médica sobre o caso.
Com parecer favorável do Ministério Público, a Justiça deferiu o pedido da Defensoria e a assistida conseguiu registrar o recém-nascido.
Veja Também
O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) reforça o seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres, em busca da equidade de gên...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 TODAS AS SAUDADES
- 19 de Abril de 2025 BRASIL TEM 14 MILHÕES DE INFLUENCIADORES SEGUNDO PESQUISA
- 19 de Abril de 2025 Projeto de Edinaldo prevê espaços seguro para a prática de soltar pipas na cidade
- 19 de Abril de 2025 Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
- 19 de Abril de 2025 Páscoa no CRAS de Ladário fortalece vínculos com a comunidade
- 19 de Abril de 2025 Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas
- 19 de Abril de 2025 Prefeitura realiza teste de ampliação no horário dos ônibus atendendo solicitação da população
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário