31 ℃

Geral

Em mensagem de Natal, o Papa afirma que crianças mortas em guerras são os ‘Pequenos Jesus’ de hoje

Francisco condenou o ataque perpetrado pelo Hamas no dia 7 de outubro no sul de Israel, classificando-o como abominável.

Ter, 26 Dezembro de 2023 | Fonte: Guilherme Arandas Domingos/DCM


Nesta segunda-feira (25), na Cidade do Vaticano, o Papa Francisco dirigiu seus apelos à Faixa de Gaza, cenário do conflito entre Israel e o Hamas, que já resultou em mais de 20 mil mortes em menos de três meses.

O pontífice comparou as crianças vítimas de guerras, incluindo aquelas na Faixa de Gaza, a “pequenos Jesus de hoje”. Ele destacou a tragédia dos ataques militares israelenses na região, que têm causado uma “colheita terrível” de vítimas civis inocentes.

Francisco condenou o ataque perpetrado pelo Hamas no dia 7 de outubro no sul de Israel, classificando-o como abominável, e renovou o apelo pela libertação de cerca de cem civis que permanecem reféns da facção em Gaza, mesmo após um breve acordo de cessar-fogo que libertou mulheres e crianças sequestradas.

No 11º Natal de seu pontificado, o Papa Francisco, 87, também pediu o fim de conflitos em várias partes do mundo, incluindo Ucrânia, Síria, Iêmen, Líbano, Armênia e Azerbaijão, e defendeu os direitos dos migrantes globalmente.

“Que a paz venha em Israel e na Palestina, onde esta guerra está devastando a vida desses povos. Eu abraço a todos eles, especialmente as comunidades cristãs de Gaza e toda a Terra Santa”, disse o papa Francisco.

Ele implorou pelo fim das operações militares e pela busca de uma solução humanitária para a desesperadora situação em Gaza. A recente divulgação de um relatório da ONU destacou que toda a população de 2,3 milhões de habitantes de Gaza enfrenta algum nível de fome.

O Vaticano, que mantém relações diplomáticas com Israel e a Autoridade Palestina, afirma que a solução de dois Estados é a resposta fundamental para o longo conflito na região. Francisco pediu diálogo persistente entre as partes, sustentado por forte vontade política e apoio internacional.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino: atos contra guerra tomam as ruas de cidades em todo o mundo

O Dia Mundial de Solidariedade ao Povo Palestino, celebrado neste sábado (4), está sendo marcado por atos contra a guerra em diversas cidades do mundo. Manif...

Brasileiros que deixaram a Faixa de Gaza pedem proteção por ameaças sofridas no Brasil

Parte do grupo de 32 pessoas que estava na Faixa de Gaza e foi repatriado pelo governo brasileiro no último final de semana pediu proteção oficial em função ...

Brasil ergue a voz e denuncia Israel em Haia por ‘anexação ilegal’ de territórios palestinos

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou nesta terça-feira (20) à Corte Internacional de Justiça, em Haia, o estado de Israel pela invasão...