26 ℃

Geral

Cartórios de Notas atingem a marca de 24 mil atos digitais no Mato Grosso do Sul

Plataforma nacional dos Cartórios de Notas, que permite a realização de atos notariais como escrituras e procurações de forma 100% digital, registra crescimento contínuo de usuários em todo o Brasil.

Ter, 25 Fevereiro de 2025 | Fonte: Assessoria CNB


O estado do Mato Grosso do Sul alcançou a marca de 24 mil atos notariais realizados de forma 100% online pelo e-Notariado, plataforma que permite que a prática de atos como escrituras de compra e venda, doação, procurações, divórcios, testamentos e inventários em meio eletrônico. O sistema, que tem registrado aumento contínuo desde seu lançamento, já realizou mais de 19 mil escrituras e quase 4.700 procurações digitais, além de quase 80 atas notariais.  

Desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) e lançada durante a pandemia da Covid-19, a ferramenta, a plataforma modernizou a prática de atos notariais no Brasil, permitindo que os serviços sejam realizados à distância, sem a necessidade de deslocamento ao Cartório. 

Em dezembro de 2024, foi registrado o maior volume mensal da história da plataforma, com mais de 83 mil atos digitais realizados Brasil afora, consolidando a preferência pelos serviços online. O ano de 2024 também marcou um crescimento expressivo de 39% em relação a 2023, refletindo o aumento da adesão da população aos serviços digitais. 

Além das escrituras e procurações, que também podem ser feitas presencialmente em qualquer Cartório de Notas, a plataforma oferece outros serviços exclusivamente digitais, como a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) e o e-Not Assina, sistema de assinaturas digitais com validade jurídica. 

“Em todo o país, constata-se uma maior modernização na forma de fazer negócios. Esse cenário de inovação traz mais simplificação na rotina dos cidadãos, que temos observado também em Mato Grosso do Sul. Em especial nos Tabelionatos de Notas, esse avanço é impulsionado pela plataforma e-Notariado, que proporciona a digitalização dos serviços notariais, conferindo inovação e segurança jurídica”, ressalta Elder Gomes Dutra, presidente do CNB/MS. “Estamos diante de uma crescente adesão aos serviços eletrônicos, o que demonstra que os sul-mato-grossenses têm aderido rapidamente às soluções digitais. O que foi impulsionado, consideralvelmente, durante a pandemia, e que contou com a presença dos Cartórios de Notas para suprir essa necessidade”, completa. 

O e-Notariado (www.e-notariado.org.br) utiliza tecnologia avançada, como videoconferências e assinaturas digitais com certificação gratuita, para garantir a autenticidade e a validade jurídica dos atos.

Para realizar um ato notarial digital pela plataforma, o interessado deve acessar o site oficial (www.e-notariado.org.br) e criar um cadastro. O primeiro passo é obter o Certificado Digital Notarizado, que é emitido gratuitamente por qualquer tabelião de notas de forma online ou digital. Esse certificado é necessário para validar a identidade do usuário e garantir a autenticidade das assinaturas digitais. 

Após a emissão do certificado, o usuário pode solicitar o serviço desejado diretamente na plataforma, como escrituras, procurações ou testamentos. O tabelião agendará uma videoconferência para confirmar a manifestação de vontade das partes, garantindo a validade jurídica do ato. Uma vez concluído, o documento digital é enviado ao interessado e pode ser verificado por meio de QR Code. 

Sobre o CNB - Colégio Notarial do Brasil- Seção Mato Grosso do Sul

O Colégio Notarial do Brasil – Seccional do Mato Grosso do Sul (CNB/MS) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do Mato Grosso do Sul. As seccionais dos Colégios Notariais de cada estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL), entidade não governamental que reúne 89 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Mês dos Namorados: Contratos de Namoro atingirem patamar recorde no Brasil; MS registra 6 atos

Comemorar o Dia dos Namorados no dia 12 de junho pode ser privilégio de quem já encontrou um parceiro para dar início a um relacionamento amoroso, mas também...

Mais da metade dos Divórcios e Inventários de MS devem passar a ser feitos em Cartórios de Notas

A decisão tomada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na tarde dessa terça-feira (20.08), de permitir a realização de atos de inventários, partilhas e div...

No dia Nacional da Doação de Órgãos, Cartórios de Notas do Mato Grosso do Sul totalizam mais de 140 AEDOs

No Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado neste 27 de setembro, mais de 140 pessoas já realizaram o procedimento de manifestar e formalizar a ...

Cartórios de Notas do Mato Grosso do Sul realizaram 45 Testamentos Vitais sobre tratamentos médicos

A morte assistida do poeta Antônio Cícero no último dia 23 de outubro na Suíça trouxe à tona o debate sobre o direito individual de decidir sobre o próprio f...

Últimas Notícias