Educação
Votação para reitor e diretor-geral do IFMS será na próxima quarta-feira
Na segunda e terça-feira, 4 e 5, estão previsto debates entre os candidatos. Sistema de votação estará aberto das 8h às 20h.
Sex, 01 Setembro de 2023 | Fonte: Ascom/IFMS
Na quarta-feira, 6, mais de 12 mil eleitores, entre estudantes, docentes e técnicos-administrativos, irão eleger, nas urnas, o reitor e os diretores-gerais dos dez campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) pelos próximos quatro anos.
Pela primeira vez, a votação será feita por meio de sistema on-line, o que permitirá à comunidade acadêmica votar de qualquer lugar, sem necessidade de presença física em uma unidade de votação.
O sistema utilizado será o Helios Voting, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA, (MIT, na sigla em inglês), com criptografia que garante privacidade e segurança aos eleitores, e que possibilita inclusive o processo de auditoria pelo público.
A votação estará aberta entre 8h e 20h. Poderão votar todos os servidores do quadro de pessoal ativo permanente da instituição e estudantes do IFMS matriculados nos cursos técnicos, graduação e pós-graduação, presencial ou a distância. As listas de eleitores aptos a votar estão disponíveis na seção Normas e Documentos do hotsite das Eleições IFMS 2023.
Para votar, o eleitor deverá acessar o sistema e fazer login com a conta de e-mail institucional. Para servidores, o formato é o [email protected], enquanto para estudantes, o modelo padrão é [email protected].
Debates – Na segunda-feira, 4, está prevista a realização dos debates entre os candidatos ao cargo de diretor-geral dos campi. Os locais e horários estão disponíveis na Deliberação n° 52/2023. Conforme previsto em regulamento, a organização e condução do encontro são de responsabilidade das Comissões Eleitorais Locais.
Na terça-feira, 5, será a vez do debate entre os candidatos ao cargo de reitor. O encontro será realizado a partir das 14h30, no estúdio do Laboratório de Comunicação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, com transmissão ao vivo no canal oficial do IFMS no YouTube.
As regras do debate estão disponíveis na Deliberação nº 54/2023.
Foram homologadas três candidaturas ao cargo de reitor e 21 para diretor-geral. Os nomes e planos de gestão de cada candidato estão disponíveis na página das Eleições 2023. Basta clicar nas fotos para ter acesso aos currículos e propostas de campanha de cada um.
A campanha segue até 5 de setembro, véspera das eleições. Até essa data, é livre a divulgação dos nomes dos candidatos e de suas propostas nas unidades do IFMS, respeitado o funcionamento da instituição e o Código de Ética do Servidor Público.
As normas para a realização das campanhas constam no Regulamento Eleitoral e na Deliberação nº 54/2023. A fiscalização é de responsabilidade das comissões locais e central.
Voto - É atribuído o peso de um terço para o voto dos docentes, um terço para técnico-administrativos e um terço para estudantes, em relação ao total de eleitores aptos a votar em cada segmento.
A apuração terá início ainda na quarta-feira, 6. A divulgação dos eleitos está prevista para ser oficializada até o dia 8.
Será considerado eleito o candidato que tenha obtido maior percentual de votação, considerando-se o peso da participação de cada segmento representado, em relação ao total de votos efetivados.
Dúvidas e solicitação de informações devem ser enviadas ao e-mail [email protected].
Eleições IFMS 2023 - Este será o terceiro processo de consulta à comunidade para escolha do cargo de reitor realizado pelo IFMS. O último ocorreu em 9 de outubro de 2019, quando foi eleita a atual reitora da instituição, Elaine Cassiano. Os diretores-gerais dos dez campi foram eleitos na mesma data.
O processo deste ano é conduzido pela Comissão Eleitoral Central, com apoio de Comissões Locais em cada unidade. A lista completa dos servidores e estudantes que formam as comissões está disponível na página Eleições IFMS 2023.
Veja Também
A Comissão Eleitoral Central definiu, nesta semana, o cronograma do processo de escolha dos novos dirigentes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS...
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul publicou nesta segunda-feira, 7, o edital de abertura do Exame de Seleção 2024, com a oferta de 1.784 vagas em curs...
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 16, o resultado final do processo seletivo para ingresso em cursos de graduaçã...
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para ingresso no curso de Especialização em Estratégias para a Conservação...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 TODAS AS SAUDADES
- 19 de Abril de 2025 BRASIL TEM 14 MILHÕES DE INFLUENCIADORES SEGUNDO PESQUISA
- 19 de Abril de 2025 Projeto de Edinaldo prevê espaços seguro para a prática de soltar pipas na cidade
- 19 de Abril de 2025 Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
- 19 de Abril de 2025 Páscoa no CRAS de Ladário fortalece vínculos com a comunidade
- 19 de Abril de 2025 Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas
- 19 de Abril de 2025 Prefeitura realiza teste de ampliação no horário dos ônibus atendendo solicitação da população
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário