26 ℃

Cidade

Rajada de 73 km/h atingiu o teto de quadra da Escola Cássio Leite de Barros que vitimou um aluno de 7 anos

O trágico incidente resultou nas condições climáticas extremas que impactaram Corumbá e que a intensidade do temporal não estava prevista nos prognósticos dos cinco institutos monitorados pela Defesa Civil.

Ter, 12 Setembro de 2023 | Fonte: Da Redação


Rajada de 73 km/h atingiu o teto de quadra da Escola Cássio Leite de Barros que vitimou um aluno de 7 anos
O teto da quadra não resistiu as fortes rajadas de ventos - Fotos e vídeos: Reprodução/Redes Sociais.
Rajada de 73 km/h atingiu o teto de quadra da Escola Cássio Leite de Barros que vitimou um aluno de 7 anos
Matheus Souza Marques de apenas 7 anos 

O temporal que atingiu Corumbá por volta das 14 horas dessa terça-feira, 12 de setembro, destelhou várias casas e derrubou inúmeras árvores por toda a extensão urbana, mas tragicamente acabou derrubando o teto da quadra da Escola Cássio Leite de Barros vitimando um aluno de 7 anos, outras 4 crianças ficaram feridas e levadas a UPA do Guatós.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar, por volta das 14h20min, foram acionados pela Polícia Militar informando da queda do teto do ginásio da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, com uma possível criança como vítima.

Rajada de 73 km/h atingiu o teto de quadra da Escola Cássio Leite de Barros que vitimou um aluno de 7 anos
Ambulâncias dos bombeiros e SAMU na porta da escola para atendimento as vítimas.

Já no local, os socorristas constataram que haviam três crianças atingidas com lesões, porém com consciência e orientadas. Entretanto, duas delas com ferimentos mais grave e foram atendidas pelas viaturas do SAMU. O aluno de 7 anos, Matheus Souza Marques, em estado mais grave, foi atendido pelo médico do SAMU, mas infelizmente veio a óbito no local. 

Em nota oficial, a Prefeitura de Corumbá externou o mais profundo pesar pela perda de aluno e repassou as informações detalhadas após forte temporal.

Informa a nota, que no momento do temporal, as crianças da segunda e terceira série estavam participando de uma aula de educação física na quadra. Quando a ventania se intensificou, elas tentaram retornar às salas de aula, mas foram surpreendidas por uma violenta rajada de vento que causou o desabamento da cobertura da quadra, afetando algumas delas.

Quatro crianças necessitaram de atendimento médico imediato. Duas delas já receberam alta, enquanto as outras duas se encontram em estado de saúde estável, recebendo cuidados e realizando exames na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. 

Rajada de 73 km/h atingiu o teto de quadra da Escola Cássio Leite de Barros que vitimou um aluno de 7 anos

Foi uma situação de extrema urgência, e, tão logo tivemos conhecimento do incidente, o Secretário de Educação e a Secretária de Saúde foram pessoalmente acompanhar a situação, diz o comunicado.

O fenômeno meteorológico, com ventos atingindo uma média de 40 km/h e uma rajada excepcionalmente forte de 73 km/h, provocou danos significativos em toda a cidade. Importante notar que a intensidade desse temporal não estava prevista nos prognósticos dos cinco institutos monitorados pela Defesa Civil.

Um vídeo registra um tornado se formando no céu de Corumbá, antes do temporal 

Prédios públicos e privados foram afetados, resultando em prejuízos consideráveis. Por precaução, todas as aulas das unidades da Rede Municipal de Ensino (REME) estão suspensas até sexta-feira, dia 16, enquanto as estruturas são avaliadas para garantir a segurança de alunos e professores.

A Defesa Civil alerta para a previsão de outro temporal durante esta noite e recomenda que a população em áreas de risco busque abrigo no CRAS da Praça CEO, onde receberão a assistência necessária.

O residencial Buriti, localizado no Conjunto Jardinzinho, ficaram quase todos destelhados.

A Prefeitura de Corumbá assegura que equipes de diversos setores, incluindo a Defesa Civil, Assistência Social e Infraestrutura, estão plenamente mobilizadas para minimizar os danos e prestar assistência às ocorrências decorrentes deste incidente.

Neste momento de luto e desafio, a Prefeitura solidariza-se com a família enlutada e compromete-se a fornecer todo o apoio necessário às vítimas e à comunidade afetada por esse triste episódio. Estamos totalmente dedicados a tomar todas as medidas cabíveis para garantir a segurança de nossos cidadãos e reconstruir nossa cidade, finaliza a nota oficial.

Os militares do Corpo de Bombeiros se deslocaram para atender as outras ocorrências oriundas da ventania nas cidades de Corumbá e Ladário.

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Câmara lamenta morte de criança e acompanha trabalhos de recuperação dos estragos causados pelo temporal

A Câmara Municipal de Corumbá lamenta com pesar o falecimento de Matheus Souza Marques, de apenas 7 anos, aluno da Escola Municipal Cássio Leite de Barros, o...

Governador se solidariza com familiares do aluno Matheus e os corumbaenses

O governador Eduardo Riedel gravou um vídeo, após contato com o Prefeito Marcelo Iunes, se solidarizando com a população corumbaense e os familiares do aluno...

Últimas Notícias