26 ℃

Cidade

Monsenhor João Batista é ordenado e toma posse como o 15º Bispo da Diocese de Corumbá

Missionário da congregação religiosa do Verbo Divino, escolheu Corumbá para a Solene Celebração do Rito de Ordenação.

Sáb, 22 Fevereiro de 2025 | Fonte: Da Redação


Monsenhor João Batista é ordenado e toma posse como o 15º Bispo da Diocese de Corumbá

Neste sábado, 22 de fevereiro, o dia foi de celebração e festa para comunidade católica de Corumbá e Ladário, após um ano e três meses, a Diocese de Santa Cruz de Corumbá tem um novo Bispo; João Batista de Oliveira de 62 anos de idade. Nesse período de vacância, Dom Francisco Biasin; Bispo emérito da Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda, foi o Administrador Apostólico da diocese.

Monsenhor João Batista é ordenado e toma posse como o 15º Bispo da Diocese de CorumbáA Solene Celebração de ordenação e posse, foi realizada no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora que contou com a grande presença de fiéis, autoridades civis e militares, além do Colégio Episcopal sul-mato-grossense como o Arcebispo de Campo Grande Dom Dimas Lara Barbosa, Dom Ettore Dotti; Bispo de Naviraí e presidente da CNBB Regional Oeste 1, Dom Vitório Pavanello; Arcebispo emérito de Campo Grande (9º Bispo da Diocese de Corumbá), Dom Roque Paloschi; Arcebispo de Porto Velho-RO, Dom Norbert Hans Christoph Foerster; bispo de Jí Paraná-RO, Dom Aparecido Bergamasco; bispo de Primavera do Leste, Paranatinga-MT (14º bispo da Diocese de Corumbá), Dom Benedito Araújo; bispo de Guajará-Mirim -RO, Dom Antônio Fontinele de Melo; bispo da Diocese de Humaitá-AM, Dom José Luiz Bertanha; bispo emérito da Diocese de Registro-SP, Pe. Cireneu Kuhn; Provincial dos Missionários do Verbo Divino da Província Brasil-Centro, além dos familiares de Dom João Batista de Oliveira, padres da congregação do Verbo Divino e o clero da Diocese de Corumbá.

A celebração e rito de ordenação foi presidida por Dom Dimas, com as Imposições das mãos e Prece de Ordenação, simbolizando a transmissão do Espírito Santo, em seguida ocorreu a unção da cabeça e entrega do livro dos Evangelhos, na sequência a procissão com a insígnias episcopais, levadas pelos familiares do Monsehor João Batista: o Anel; símbolo da fidelidade invencível com a igreja,a Mitra (chapéu dos bispos) ; o esplendor da santidade e o Báculo (cajado dos pastores); símbolo do serviço pastoral.

No rito final, o novo bispo se juntou ao Colégio Episcopal, e encaminhado por Dom Dimas, Dom Francisco Biasin e Dom João Aparecido Bergamasco para a Catedral da Diocese de Corumbá, onde tomou posse como Bispo da Diocese de Santa Cruz de Corumbá. Com esse gesto, o bispo recebe o abraço da paz de todos os bispos presentes. O lema de ordenação de Dom João Batista de Oliveira foi: “Que brilhe a vossa Luz” (Mt 5,16). 

Depois da posse, Dom João Batista de Oliveira presidiu a Liturgia Eucarística e concedeu a sua primeira benção episcopal, passando pelos corredores do Santuário. Por fim, Dom João Batista disse que seu coração estava repleto e um momento de agradecimento pela suas três famílias: a família de sangue que o viu crescer, a segunda família são os missionários da congregação do Verbo Divino; que deu grandes alegrias e oportunidades de descobrir o que é Jesus para ele, e a terceira família é a corumbaense, “aqui estarei e amarei como amo a minha família de sangue e a família da minha congregação, portanto é com vocês que eu quero contar, vou caminhar e vamos juntos descobrir as coisas que Deus deve ter preparado para nós, nessa caminhada de igreja, eclesial, pastoral e missionária, vamos descobrindo as Graças e Bênçãos de Deus, que possa servir de luz e força de inspiração para superar as dificuldades que com certeza vamos encontrar”. Por fim, Dom João Batista teceu inúmeros agradecimentos pela acolhida de Dom Francisco Biasin que o recebeu como se fosse um filho. O mesmo se despede de Corumbá em Missa de Agradecimento na segunda-feira, 24 de fevereiro, que será celebrada na Paróquia Nossa Senhora da Candelária. 

Monsenhor João Batista é ordenado e toma posse como o 15º Bispo da Diocese de CorumbáJoão Batista de Oliveira,S.V.D., nasceu na cidade de Rio Azul no Estado do Paraná no dia 9 de julho de 1963, era pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Alta Floresta d´Oeste em Rondônia. Ingressou no seminário menor dos Missionários do Verbo Divino em 1987, onde sucedeu seus estudos, fundamental e médio nas Escolas Estaduais Presidente Kennedy e Instituto de Educação em Ponta Grossa-PR até o ano de 1991. Em 1992, viveu o Aspirantado da congregação em Curitiba-PR. Continuou seu aprendizado em filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná; estudou teologia no Instituto de Estudos Superiores de São Paulo. Obteve formação adicional em história e sociologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, fez cursos de missiologia no México e cursos de instrutor na Holanda. Em 25 de março de 2000 fez a profissão perpétua em Diadema-SP. Recebeu o sacramento da ordenação em 24 de fevereiro de 2001 na Igreja do Sagrado Coração de sua cidade natal. 

Após sua ordenação, trabalhou como missionário no Equador, sendo vigário da paróquia Santo Hermano Miguel em Guayaquil, de 2001 a 2003 e pároco da Paróquia Santo Hermano Miguel de Guayaquil de 2004 a 2007. Nos dois anos seguintes atuou na formação da próxima geração da ordem e na pastoral vocacional de sua comunidade. De 2011 a 2016 foi mestre de noviços em Juquiá-SP e de 2017 a 2022 foi provincial da Província Centro Brasileira dos Missionários Steyler. Desde então e até a sua nomeação episcopal, foi pároco na Paróquia Nossa Senhora da Penha de Alta Floresta d´Oeste, quando no dia 30 de novembro de 2024 foi eleito pelo Papa Francisco, bispo de Corumbá.

Monsenhor João Batista é ordenado e toma posse como o 15º Bispo da Diocese de Corumbá
Monsenhor João Batista é ordenado e toma posse como o 15º Bispo da Diocese de Corumbá

 

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Últimas Notícias