26 ℃

Cidade

Confecção dos tapetes de Corpus Christi, tradição que une a arte e fé dos Católicos nas ruas de Corumbá

"Esta solenidade é uma oportunidade para os fiéis expressarem sua devoção e refletirem sobre a presença de Cristo na Eucaristia", Diocese de Corumbá.

Qui, 30 Maio de 2024 | Fonte: Da Redação


Confecção dos tapetes de Corpus Christi, tradição que une a arte e fé dos Católicos nas ruas de Corumbá
Fotos: Arquivo/Correio de Corumbá

Os fiéis das Igrejas e paróquias de Corumbá iniciam à partir das 8 horas da manhã dessa quinta-feira, 30 de maio, o processo de confecção dos tapetes de Corpus Christi, e durante o dia seguirá com a Missa Diocesana e encerramento com procissão pelas ruas da cidade.

A data que se mantém no Brasil desde os tempos da colonização, com origem no século 13 em Portugal,é uma festa popular católica que ocorre 60 dias após a Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus. 

A celebração é sempre comemorada em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando segundo a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

Confecção dos tapetes de Corpus Christi, tradição que une a arte e fé dos Católicos nas ruas de Corumbá

Como no ano anterior, os fiéis realizaram a confecção dos tapetes em três igrejas: São João Bosco, onde será celebrada a missa, no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e na Nossa Senhora da Candelária, onde ocorrerá o encerramento no percurso da procissão.

Para a confecção dos coloridos tapetes, os paroquianos utilizam diversos tipos de materiais, como serragem, borra de café, farinha, areia, sal colorido, flores, folhas, cascas de ovos e até tampinhas plásticas, entre outros. Durante a procissão os fiéis passam por cima dos tapetes e o sacerdote leva o ostensório, peça que expõe a hóstia consagrada.

A confecção de tapetes é uma bela manifestação Católica tendo como origem a comemoração do Corpus Christi, Corpo de Cristo. A missa será celebrada às 17 horas na Paroquia São João Bosco situada na Rua Dom Aquino Correa esquina com a Rua Marechal Deodoro, com término às 18 horas para em seguida saída da procissão em direção ao santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e encerramento na Catedral Nossa Senhora da Candelária.

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Canal da TV Evangelizar em Corumbá (MS) agora é digital

Os fiéis de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, já podem assistir à programação da TV Evangelizar de maneira mais moderna. O canal na cidade, que antes era analó...

Santuário NS Auxiliadora passa por reforma estrutural em Corumbá

O Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, em Corumbá, está passando por um processo de reforma e restauração. O objetivo é preparar uma “Casa da Mãe” para qu...

Prefeitura realiza teste de ampliação no horário dos ônibus atendendo solicitação da população

Atenta às necessidades da população, a Prefeitura de Corumbá, por meio da AGETRAT, vai testar a ampliação do horário de circulação dos ônibus em três dias es...

Últimas Notícias