Cidade
Capacitação em sustentabilidade e ESG reúne líderes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Curso gratuito no Centro Sebrae Pantanal destacou a importância da sustentabilidade na gestão estratégica dos negócios para líderes da região.
Sex, 12 Maio de 2023 | Fonte: Assessoria Sebrae-MS

Durante os dias 9 a 11 de maio, líderes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estiveram presentes no Centro Sebrae Pantanal, em Corumbá, para participar de um curso gratuito focado na formação em sustentabilidade com ênfase em ESG (Ambiental, Social e Governança, sigla em inglês) e Design Thinking na Prática. A iniciativa foi promovida pelo Sebrae, por meio do programa Pró Pantanal.
O curso teve como objetivo aprofundar a visão estratégica dos participantes, proporcionando insights, inspirações e reflexões sobre as oportunidades da adoção de um modelo de gestão alinhado às diretrizes ESG. O analista-técnico do Sebrae/MS, Felipe Mendes, destacou que a capacitação é parte das ações do programa Pró Pantanal, desenvolvido pelo Sebrae, e reforça o compromisso da instituição em fomentar práticas sustentáveis e inovadoras na região.
“O curso oferece informações qualificadas e técnicas de aprofundamento imersivo que permitem aos participantes reexaminar paradigmas e desenvolver estratégias para integrar a sustentabilidade na gestão estratégica dos negócios. Além disso, a formação proporciona uma compreensão profunda do papel individual no contexto da sustentabilidade em geral”, ressaltou.
No primeiro dia, os participantes tiveram a oportunidade de explorar os conceitos e pilares da sustentabilidade, abordando aspectos econômicos, ambientais, sociais e culturais. Além disso, foram discutidas as diretrizes ESG (Ambiental, Social e Governança), os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU na agenda 2030 e o papel dos municípios no desenvolvimento local sustentável. A interdependência entre os sistemas produtivos, o meio ambiente e a sociedade também foi abordada, destacando a importância da biocapacidade e da pegada ecológica.
No segundo dia, o foco foi na gestão e liderança orientadas para a sustentabilidade. Os participantes aprenderam sobre o engajamento da liderança para a mudança de mentalidade, a gestão estratégica alinhada aos princípios da sustentabilidade e foram introduzidos a técnicas e ferramentas de gestão sustentável. A comunicação e o reporting também foram temas explorados, com estratégias e precauções para relatar as contribuições e atividades sustentáveis praticadas pelos municípios. Modelos de relatórios, como o GRI (Global Reporting Initiative) e o relatório de gestão socioambiental, foram apresentados, além de serem discutidas práticas de greenwashing.

No terceiro e último dia, os participantes se envolveram em processos cocriativos, diálogos ativos e reflexivos, além de vivenciarem uma imersão impactante. O objetivo dessas atividades foi estimular a criatividade e promover a busca por soluções inovadoras e sustentáveis, visando à implementação de práticas efetivas no dia a dia dos líderes.
A formação promovida pelo Sebrae tem demonstrado resultados positivos e conquistado o reconhecimento de empresários, como Carlos Vianna Costa, empresário de uma empresa de artes e artesanatos em Cáceres (MT). “A formação já teve um impacto significativo, especialmente devido ao desempenho da palestra. A iniciativa promove essa oportunidade de trabalho conjunto entre diversas cidades e estados, isso é exatamente o que todos precisam para disseminar o conhecimento adquirido”, disse.
Segundo a apicultora Deborah Reichardt, de Campo Grande (MS), o curso foi interessante por ser sua primeira imersão no estudo da sustentabilidade. Embora já aplique práticas sustentáveis em sua empresa, Reichardt ressalta que agora a sustentabilidade está voltada não apenas ao meio ambiente, mas também à humanidade como um todo. “Acredito que devemos seguir o princípio do ‘trabalho da formiguinha’, iniciando com aqueles que estão ao meu lado e levando essa abordagem para o âmago da empresa. Assim, poderemos aplicá-la aos nossos consumidores”, pontuou.
A capacitação também contou com a presença do presidente do Sistema FAEMS e conselheiro do Sebrae/MS, Alfredo Zamlutti, que na ocasião, fez uma fala de abertura aos participantes.
Sobre o Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.
O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).
Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.
Veja Também
As exportações brasileiras de produtos do agronegócio alcançaram o valor recorde de US$ 14,43 bilhões em julho, com crescimento de 1,2% na comparação com o m...
Na terça-feira (30), lideranças do Sebrae e do Sistema Faems se reuniram para expor os alinhamentos das ações previstas para 2024. A iniciativa conjunta faz ...
Atenta às necessidades da população, a Prefeitura de Corumbá, por meio da AGETRAT, vai testar a ampliação do horário de circulação dos ônibus em três dias es...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 TODAS AS SAUDADES
- 19 de Abril de 2025 BRASIL TEM 14 MILHÕES DE INFLUENCIADORES SEGUNDO PESQUISA
- 19 de Abril de 2025 Projeto de Edinaldo prevê espaços seguro para a prática de soltar pipas na cidade
- 19 de Abril de 2025 Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026
- 19 de Abril de 2025 Páscoa no CRAS de Ladário fortalece vínculos com a comunidade
- 19 de Abril de 2025 Primeira do Brasil com cotas indígenas em todos os cursos, UEMS promove cidadania e transforma vidas
- 19 de Abril de 2025 Prefeitura realiza teste de ampliação no horário dos ônibus atendendo solicitação da população
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário