Turismo
Gestão da Rota Pantanal Bonito integra projeto da Fundtur vencedor de prêmio nacional
Mato Grosso do Sul foi o estado com mais conquistas no Prêmio Nacional do Turismo 2023, entregue durante o Salão Nacional do Turismo, realizado recentemente em Brasília.
Sáb, 23 Dezembro de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa

Com quatro iniciativas, Mato Grosso do Sul foi o estado com mais conquistas no Prêmio Nacional do Turismo 2023, entregue durante o Salão Nacional do Turismo, realizado recentemente em Brasília. Na categoria Governança e Gestão do Turismo, a Fundação de Turismo (Fundtur/MS) conquistou o primeiro lugar com o projeto de apoio e profissionalização das Instâncias de Governança Regional (IGRs), do qual faz parte a Rota Pantanal Bonito.

Na categoria “Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas”, Bonito conquistou o segundo lugar como primeiro destino de ecoturismo carbono neutro do mundo. Em terceiro lugar, ficou a Estância Mimosa, de Bonito, primeiro atrativo de ecoturismo do mundo a receber certificação Climate Positive. Na categoria “Valorização do Patrimônio Natural do Turismo”, o Buraco das Araras, de Jardim, classificou-se em terceiro lugar.
Gestão inovadora
Por meio de convênio com a Fundtur, a associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), entidade mantida pela iniciativa privada, promoveu em 2023 o gerenciamento da IGR da Rota Pantanal Bonito, que integra os destinos turísticos de duas regiões consolidadas em ecoturismo: Pantanal e Serra da Bodoquena. Com repasse de recursos da fundação, o BCVB impulsionou a promoção da rota com o plano estratégico de marketing e divulgação.
O prêmio, segundo o presidente do BCVB, Rodrigo Coinete, reflete o excelente trabalho que a Fundtur vem desenvolvendo na gestão descentralizada e inovadora do turismo de Mato Grosso do Sul, que hoje se posiciona com grande destaque no mercado nacional e internacional. O dirigente citou a consolidação das IGRs em quatro regiões do Estado e destacou a importância da ação público-privada para impulsionar um turismo sustentável e de alto nível.
Referência nacional
“Com a liderança visionária do diretor-presidente da Fundtur, Bruno Wendling, o planejamento estratégico e a profissionalização das regiões contribuíram para o sucesso do setor em governança e gestão do turismo”, disse Rodrigo Coinete. Além do BCVB, ao logo do ano a fundação formalizou as IGRs por meio de parcerias com as entidades privadas Campo Grande Destination (Rota Campo Grande dos Ipês) e Acepan (Rota Cerrado-Pantanal).
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur, exaltou o trabalho reconhecido. “Estamos muito felizes com os prêmios que Mato Grosso do Sul ganhou no Prêmio Nacional do Turismo. É o reconhecimento da política pública do turismo de MS, que hoje, de fato, é referência para o turismo nacional. Isso concretiza um trabalho de quase sete anos, de muita consistência, responsabilidade, inovação e, claro, de muita entrega para o Estado”, disse ele.

Veja Também
Inferior apenas a janeiro deste ano, que superou as estatísticas tabuladas desde 2015 pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), com 34.800 vis...
Em parceria com diversas entidades, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, na quinta (23) e sexta-feira (24), o “VI Seminário Estadu...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis