29 ℃

Saúde

Sesi lança campanha de vacinação contra gripe em MS, com 16 mil doses disponíveis

O foco principal são os trabalhadores da indústria e seus dependentes.

Qui, 08 Fevereiro de 2024 | Fonte: Da Assessoria


Antecipe-se e fique um passo à frente da gripe. O melhor momento de pensar em prevenção é agora. O Sesi está lançando a campanha de vacinação contra a gripe em Mato Grosso do Sul. O foco principal são os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Ao todo, a instituição adquiriu neste ano 16 mil doses da vacina. 

Imunizantes estão disponíveis na versão quadrivalente monodose, que protege a pessoa das cepas H1N1, H3N2 e de duas linhagens do tipo B do vírus influenza. A tabela de preços oferece desconto nos valores da vacina para a indústria, especialmente aquelas associadas a sindicatos filiados à Fiems. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800 723 7374. 

O período de aplicação está previsto para março. A responsabilidade pela aplicação das doses é do Sesi, e essa despesa está incluída no valor do imunizante. Para empresas, os horários de vacinação são flexíveis e podem ser agendados conforme a necessidade dos colaboradores. 

A vacinação melhora a imunidade do indivíduo e contribui para a saúde de toda a comunidade, na opinião do gerente do Centro de Inovação Sesi – Sistemas de Gestão em SST (Saúde e Segurança do Trabalho), Ricardo Egídio dos Santos Júnior. 

"Seja no trabalho ou na escola, a vacina reduz o processo de adoecimento minimizando afastamentos e atestados por conta da gripe e suas complicações. A missão do Sesi é proporcionar um ambiente saudável e seguro, garantindo que todos tenham acesso à proteção que a vacina oferece", disse. 

Gripe: Sintomas, complicações e prevenção 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. 

Os principais sintomas da gripe são: 

- Febre;

- Dor de garganta;

- Tosse;

- Dor no corpo;

- Dor de cabeça. 

Alguns casos podem evoluir com complicações, especialmente em indivíduos com doença crônica, idosos e crianças menores de 2 anos, o que acarreta elevados níveis de morbimortalidade. As complicações mais comuns são: 

- Pneumonia bacteriana e por outros vírus;

- Sinusite;

- Otite;

- Desidratação;

- Piora das doenças crônicas;

- Pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas. 

A ação está em sintonia com o item 3 (saúde e bem-estar) dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). As metas representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Governo reforça fiscalização sanitária após confirmação de foco de gripe aviária em Bonito

Diante da confirmação por parte do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) da detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP - H5N1)...

Cassems inicia nesta terça-feira Campanha de Vacinação Contra Gripe

A Campanha de Vacinação contra a gripe da Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), inicia hoje (17).  Assim como ocorre...

Cerca de R$ 17 bilhões não utilizados durante a pandemia serão investidos na saúde

Recursos não utilizados durante a pandemia da Covid-19, no período de 2020 até 2022, poderão, agora, ser investidos em outras ações de saúde nos estados e mu...