Saúde
Pioneira no MS, Câmara de Solução de Conflitos vai agilizar acesso a medicamentos em Corumbá
Convênio assinado na semana passada vai assegurar que esses medicamentos sejam entregues ao usuário sem a necessidade de judicializar a ação, como ocorria até então.
Seg, 24 Abril de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC

Parceria entre a Prefeitura de Corumbá, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Poder Judiciário vai agilizar o acesso a diversos medicamentos que não constam na lista do SUS (Sistema Único de Saúde). Convênio assinado na semana passada vai assegurar que esses medicamentos sejam entregues ao usuário sem a necessidade de judicializar a ação, como ocorria até então.
“É um avanço muito grande para nossa população que precisa desse serviço. Com a criação da Câmara Administrativa de Solução de Conflitos, a primeira de Mato Grosso do Sul, o Município e o Estado poderão fornecer vários medicamentos que não fazem parte da tabela do SUS com muito mais rapidez”, explicou o prefeito Marcelo Iunes.
“Importante agradecer a todos os servidores envolvidos nesse trabalho pioneiro em nosso Estado, principalmente ao desembargador Nélio Stábile, que se empenhou muito para que pudéssemos dar mais esse grande avanço na nossa Rede Municipal de Saúde”, completou o chefe do Executivo municipal.
Com a instalação da CASC, a população de Corumbá e Ladário terá acesso a 16 princípios ativos diferentes (totalizando 23 medicamentos) não previstos como obrigatórios ao Estado e ao Município por meio de requerimento protocolado junto a Defensoria Pública de Corumbá. O usuário precisará levar até a Defensoria a receita médica, documentos pessoais e comprovante de residência.
Será entregue ao paciente um questionário para preenchimento pelo médico (que não precisa ser especialista). Com o documento preenchido e assinado, o paciente retorna à Defensoria para entrega-lo. O formulário então será encaminhado para a Procuradoria Geral do Estado (PGE).
Após autorização, a farmacêutica responsável pelos medicamentos da CASC entrará em contato com a farmacêutica do Município para envio do medicamento e documentação do paciente. A entrega ocorrerá na farmácia da Central de Regulação, onde já são realizadas as dispensas dos medicamentos de ordem judicial.
Tudo Sobre
sus prefeito-marcelo-iunes prefeitura-de-corumba governo-de-mato-grosso-do-sul poder-judiciario rede-municipal-de-saudeVeja Também
Os alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) de Corumbá fizeram uma forte e importante defesa da paz nesta terça-feira, 18 de abril. A ação aconteceu durante...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho