29 ℃

Saúde

Mato Grosso do Sul intensifica vacinação em unidades socioeducativas

A iniciativa visa garantir que adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade, recebam as vacinas previstas no PNI, conforme preconiza o ECA.

Ter, 15 Outubro de 2024 | Fonte: Kamilla Ratier/Comunicação SES


A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da coordenadoria de Imunização, entre os dias 14 e 18 de outubro, realiza campanha de intensificação da vacinação nas UNEIs (Unidades Educacionais de Internação) do Estado.

A iniciativa visa garantir que adolescentes que cumprem medidas socioeducativas privativas e restritivas de liberdade, recebam as vacinas previstas no PNI (Programa Nacional de Imunizações), conforme preconiza o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

As medidas socioeducativas, aplicadas a jovens em regime de internação e internação provisória, são de responsabilidade da SAS (Superintendência de Assistência Socioeducativa), vinculada à SEJUSP (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com nove unidades socioeducativas, distribuídas em cinco municípios: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã. A ação de vacinação ocorrerá nesses locais.

Conforme a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a estratégia de vacinação será conduzida de maneira intersetorial, com a participação das equipes de Imunização Estadual e Municipal, da Gerência de Atenção à Saúde do Adolescente e da Superintendência de Medidas Socioeducativas Estadual e Municipal.

“O objetivo é garantir o acesso integral à saúde para os adolescentes internados, incluindo a oferta de vacinas como forma de proteção contra doenças imunopreveníveis”, afirma Ana Paula.

A coordenadora ainda destacou a importância de promover uma estratégia equitativa, que garanta o direito à saúde a todos os adolescentes privados de liberdade nas UNEIs. “Essa ação reforça a necessidade de ações inclusivas voltadas para essa população vulnerável”, ressaltou.

A campanha seguirá as orientações do PNI, respeitando o calendário vacinal estabelecido para a faixa etária dos jovens. Serão ofertados os seguintes imunizantes:

  • HPV;
  • Dupla adulto (difteria e tétano) – dT;
  • Influenza (gripe) anual;
  • Meningocócica conjugada ACWY ou C;
  • Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
  • Dengue;
  • Raiva;
  • Hepatites A, B ou A e B;
  • Febre Amarela; e
  • Covid-19.

A atividade busca resgatar a cobertura vacinal desses adolescentes, assegurando que todos estejam protegidos contra doenças preveníveis por meio de vacinas.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Novo plano de ação prevê reduzir impactos da dengue e outras arboviroses em Mato Grosso do Sul

Para diminuir os números de casos e óbitos por dengue, chikungunya, Zika e oropouche no próximo período sazonal no Brasil, o Governo Federal lançou, na quart...

Vacina oral da poliomielite será substituída por dose ainda mais segura e eficiente

O Ministério da Saúde vai substituir as duas doses de reforço com vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose de vacina i...

Menos da metade dos adolescentes em Mato Grosso do Sul tomou a segunda dose da vacina contra a dengue

O Brasil registra 2,2 milhões de primeiras doses de vacinas aplicadas contra a dengue. No entanto, há 636 mil registros de segundas doses. Isso significa que...

Aumento de casos de Covid-19 reforça a importância de manter a vacinação em dia

O aumento de casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul reforça a importância de manter a caderneta de vacinação em dia. Mesmo com medidas para evitar a infecçã...