29 ℃

Política

Vereador Alexandre Vasconcellos reforça pedido ao Governo por polo da Universidade Estadual em Corumbá

Corumbá luta por um polo da UEMS, instituição fundada em dezembro de 1993, em Dourados.

Seg, 24 Fevereiro de 2025 | Fonte: Assessoria Câmara


A instalação de um polo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Corumbá, foi reforçada na sessão de terça-feira, 17, da Câmara, pelo vereador Alexandre Vasconcellos que, novamente, solicitou apoio do governador Eduardo Riedel para atender a população corumbaense.

“É uma luta antiga nossa, dessa Casa de Leis, que há anos vem pleiteando a instalação desse polo na cidade”, lembrou o vereador. “Hoje, a UEMS possui unidades universitárias em 15 municípios e já foi aprovada a implantação de uma extensão em Sidrolândia, tornando-se a 16ª cidade contemplada, onde serão oferecidos, inicialmente, sete cursos presenciais e três semipresenciais”, continuou.

Além de Campo Grande, a UEMS está presente nas cidades de Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Alexandre observou que Corumbá está a 432 quilômetros da capital e as vagas oferecidas no Campus Pantanal da Universidade Federal não são suficientes para atender toda a demanda da população. Por isso mesmo disse ser necessária a expansão do ensino superior público no município.

“A implantação de um polo da UEMS em Corumbá representará uma importante iniciativa para ampliar o acesso ao ensino superior, proporcionando mais oportunidades de qualificação profissional aos nossos jovens e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região”, completou.

CURSOS TÉCNICOS

O vereador, na mesma sessão, solicitou ao governador, bem como ao presidente da FIEMS (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, e ao diretor-regional do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Rodolpho Caesar Mangialardo, a extensão para o Município de Corumbá, do convênio que oferece cursos técnicos a alunos do Novo Ensino Médio.

O convênio visa atender a oferta do Itinerário Formativo Profissional, em cinco cidades do interior do Estado, com vistas à elevação da escolaridade e sua preparação para o mundo do trabalho, atendendo as diretrizes do Novo Ensino Médio. Aral Moreira, Bataguassu, Cassilândia, Jaraguari e Ponta Porã já foram contempladas.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Abertura do ano legislativo será segunda-feira, na Câmara de Corumbá

Em Corumbá, o ano legislativo da Câmara Municipal de Vereadores será aberto na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, durante Sessão Solene no Plenário “Dr....

Corumbá se mobiliza para ações conjuntas de combate à exploração sexual infantil

Ações coordenadas entre o poder público e a sociedade são apontadas como instrumentos importantes para a prevenção e combate à exploração sexual de crianças ...

Nomeados integrantes das nove Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Corumbá

Os integrantes das nove Comissões Permanentes do Poder Legislativo corumbaense foram nomeados esta semana pelo presidente da Casa de Leis, vereador Ubiratan ...