Política
Sancionada Lei Municipal de Inovação e Empreendedorismo Digital de Corumbá
Lei é de autoria do vereador Alexandre Vasconcellos.
Qua, 14 Junho de 2023 | Fonte: Da Assessoria
Sancionada no último dia 7 de junho, pelo prefeito Marcelo Iunes, a Lei 2.880, que dispõe sobre a criação da Lei Municipal de Inovação e Empreendedorismo Digital de Corumbá, de autoria do vereador Alexandre Vasconcelos.
A Lei é de extrema importância já que irá subsidiar o desenvolvimento de um sistema de inovação que visa o estímulo, o incentivo e a promoção de startups, de suas estruturas de apoio, manutenção e funcionamento emergentes empreendimentos digitais no município, ao reconhecer a atividade tecnológica e empreendedora como aliada do poder público para o desenvolvimento da cidade.

Alexandre celebrou a decisão do prefeito e explicou que são considerados como sistema de inovação, o conjunto de organizações institucionais e empresariais (públicas ou privadas) que interagem entre si e despendem recursos para a realização de atividades orientadas à geração, difusão e aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos que proporcionem processos, bens e serviços inovadores, com potencial de serem escaláveis e sustentáveis.
A Lei estabelece também a proximidade da Prefeitura Municipal de Corumbá e as startups, por meio de incentivos e agilidade nos processos de sua abertura, funcionamento e fomento.
Startups são organizações empresariais, nascentes ou em operação recente, cuja atuação caracteriza-se por experimentações e validação constantes de modelos de negócio que seja repetível e escalável, desenvolvido por um grupo de pessoas às quais trabalham sob condições de extrema incerteza, mediante comercialização experimental provisória, antes de procederem à comercialização plena e à obtenção de receita.
Segundo Alexandre, a Lei visa fomentar a economia criativa em Corumbá, por meio da formação de novos empreendedores e investidores de inovações tecnológicas; desburocratizar a entrada de startups no mercado; criar processos simples para a abertura de startups; propiciar segurança e apoio para as startups em processo de formação.
Objetiva ainda criar um canal permanente de aproximação entre governo municipal e startups; incentivar o investimento nas startups e empresas digitais do município; e propiciar um ambiente seguro para a inovação, a ciência e a tecnologia de startups em processo de formação.
Além disso, o Poder Executivo incentivará a realização de atividades voltadas ao contato com a inovação tecnológica, com o objetivo de estimular a cultura empreendedora, podendo ser realizadas campanhas e ações de incentivo tanto pelo Poder Executivo quanto por instituições públicas e privadas de qualquer natureza, a fim de estimular os investimentos que visem a adesão de novos agentes entrantes ao sistema de inovação, instituindo chamadas públicas para a aquisição de produtos, serviços e soluções, bolsas de pesquisa e parceria com empreendedores.
Além disso, o Poder Executivo auxiliará nos procedimentos necessários à simplificação e à agilidade na abertura de empresas com natureza de startup, via regime especial simplificado, o Inova Simples, e regulamentará as políticas públicas de incentivo ao setor com a criação do Conselho Municipal de Inovação a qual deverá formular, propor e fiscalizar as iniciativas de inovação.
Veja Também
Portaria de número 262 publicada no Diário Oficial do Estado de quarta-feira, 24 de maio, assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul...
A permanência da base do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) em Corumbá, foi solicitada pelo vereador Alexandre Vasconcellos para evitar que a região ...
O vereador Alexandre Vasconcellos está reivindicando junto ao governo, a realização de um mutirão para regularização dos imóveis residenciais construídos pel...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho