Política
Proposta na Câmara, proibição de fogos de artifícios de efeito sonoro ruidoso na cidade
É a segunda vez que Yussef apresenta projeto nesse sentido.
Sex, 28 Fevereiro de 2025 | Fonte: Da Assessoria
O vereador Yussef Salla reapresentou Projeto de Lei que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer

de efeito sonoro ruidoso em Corumbá.
A mesma proposta foi apresentada por ele em agosto de 2019, e pela ex-vereadora Raquel Bryk, em abril de 2021, mas acabam vetados pelo Poder Executivo.
Yussef destacou que ficam fora da regra proposta, os fogos de vista, assim denominados aqueles que produzem efeitos visuais sem estampido, e os similares que acarretam barulho de baixa intensidade.
Explicou que o objetivo da propositura “é valorizar a saúde e o bem-estar social, para humanos e animais, de forma ética, buscando alternativas eficazes para melhorias em nosso convívio e minimização de problemas da nossa realidade, respeitando o compromisso assumido com a comunidade e cumprindo com nosso papel de legislador”, ressaltou, pedindo apoio dos demais pares para aprovação do Projeto de Lei.
A proibição, pela proposta, é em todo o Município, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados. O descumprimento da lei acarretará ao infrator a imposição de multa no valor de R$ 2.000,00, que será dobrado em caso de reincidência, entendendo-se como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a 30 dias, sendo que essa multa será atualizada anualmente pela variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, acumulada no exercício anterior.
A fiscalização e a aplicação de multas em caso de descumprimento desta Lei, serão de responsabilidade de órgãos e instituições municipais, determinados pelo Poder Executivo.
MEDICAMENTOS
Yussef questionou o prefeito Gabriel Alves de Oliveira e o secretário Antônio Juliano de Barros, de Saúde, sobre o andamento do processo licitatório para compra e qual o prazo para regularização dos medicamentos na Rede Pública de Saúde de Corumbá.
MORADORES DE RUA
Pediu ainda à Prefeitura, Conselho Tutelar, e Polícia Civil (DAIJ), Polícia Militar e Polícia Federal, que seja intensificada a fiscalização e abordagem dos moradores de rua, bem como a relação dos imigrantes que se encontram na casa de apoio e na casa de imigrantes, mas que permanecem nos semáforos e expondo crianças.
LIMPEZA
À Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o vereador pediu a pavimentação de limpeza da Rua Barão de Melgaço, acima da Rua Hélio Benzi, no Bairro Centro América, para melhorar as condições de trafegabilidade e propiciar condições dignas às pessoas que residem no local.
REVITALIZAÇÃO
Solicitou a execução de obras visando a revitalização da escadinha que dá acesso morro do Cristo Rei do Pantanal “Mirante Izulina Xavier”, ponto turístico da cidade. Disse que a escadaria está deteriorada, necessidade de intervenção do Poder Público para a sua recuperação, inclusive com pintura.
ILUMINAÇÃO
Outro pedido de Yussef ao setor de infraestrutura, se refere a substituição de lâmpadas da iluminação pública na Rua São Paulo, entre as ruas Cáceres e Barão Melgaço, para maior segurança dos moradores e das pessoas que trafegam pelo local.
Tudo Sobre
camara-municipal-corumba vereador-yussef-salla projeto-de-lei fogos-de-artificios artefatos-pirotecnicosVeja Também
Em Corumbá, o ano legislativo da Câmara Municipal de Vereadores será aberto na próxima segunda-feira, 17 de fevereiro, durante Sessão Solene no Plenário “Dr....
Projeto de Lei apresentado na sessão ordinária de ontem, terça-feira, 18, poderá assegurar transporte coletivo às pessoas portadoras de câncer e de doença re...
Os integrantes das nove Comissões Permanentes do Poder Legislativo corumbaense foram nomeados esta semana pelo presidente da Casa de Leis, vereador Ubiratan ...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis