28 ℃

Política

Projeto de Lei estabelece entrega de uniformes e kits escolares com antecedência na Reme

Projeto foi apresentado pelo vereador Marcelo Araújo.

Sex, 14 Março de 2025 | Fonte: Da Assessoria


Projeto de Lei estabelece entrega de uniformes e kits escolares com antecedência na RemeEstá tramitando na Câmara Municipal de Vereadores, um Projeto de Lei que estabelece a entrega de uniformes e kits escolares completos para estudantes da Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (Reme), preferencialmente antes do início do ano letivo.

A iniciativa é do vereador Marcelo Araújo como forma de promover acesso mais justo à educação, garantindo que todos os alunos da Rede tenham os recursos necessários para seu desenvolvimento educacional pleno.

“O fornecimento de uniformes e materiais escolares visa a incentivar a frequência às aulas, melhorar o desempenho acadêmico e reduzir o abandono escolar, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e acolhedor”, ressaltou o vereador.

Conforme ele, é preciso considerar o direito à educação como um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social, conforme previsto na Constituição Federal, bem como a necessidade de promover igualdade entre os alunos, minimizando as disparidades socioeconômicas visíveis no ambiente escolar.

Destacou ainda ser importante a padronização dos materiais escolares como instrumento de identidade, pertencimento e segurança no ambiente educacional, bem como vencer os desafios enfrentados por famílias de baixa renda em prover materiais escolares adequados, impactando no desempenho e continuidade dos estudos, e a crescente demanda por educação de qualidade e o compromisso do município em criar condições favoráveis ao aprendizado.

O Projeto de Lei especifica que os uniformes escolares deverão contar com camisetas de manga curta, bermudas de helanca (meninos até o fundamental I) e short-saia de helanca (meninas até o fundamental I), nos tamanhos 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, P, M, G, GG e EXG, e em quantidade ideal para atender as crianças.

Estabelece ainda que as escolas ficarão responsáveis por conduzir um processo eficaz de levantamento dos tamanhos dos uniformes e quantidade de kits escolares necessários para cada aluno matriculado, abrangendo todas as modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O processo deverá ser integrado ao período de rematrícula de cada ano, garantindo que todos os responsáveis tenham acesso a um campo específico para a indicação do tamanho desejado para os uniformes nos formulários oferecidos.

Importante salientar que o envio de todas as informações à Prefeitura dentro do prazo previsto, possibilitará o início imediato do processo de licitação, assegurando que a produção e a logística sejam realizadas de maneira eficiente e dentro dos prazos estipulados, garantindo assim, que todos os alunos recebam seus uniformes na época devida, antes do início do ano letivo subsequente.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Vereador Marcelo Araújo propõe criação da Semana de Conscientização do Autismo em Corumbá

A instituição da Semana Municipal de Conscientização do Autismo é o que prevê Projeto de Lei apresentado na sessão ordinária de terça-feira, 18, da Câmara Mu...

Nomeados integrantes das nove Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Corumbá

Os integrantes das nove Comissões Permanentes do Poder Legislativo corumbaense foram nomeados esta semana pelo presidente da Casa de Leis, vereador Ubiratan ...

Projeto de Lei do vereador Marcelo Araújo cria redes de apoio para famílias com pessoas com TEA

Projeto de Lei que dispõe sobre a criação de Redes de Apoio Familiar para famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas unidades de saúde ...