Política
Na Bolívia, Lula diz não tolerar 'golpismo' e pede união regional contra extrema direita
Presidente encontrou colega Luis Arce e lembrou tentativa de deposição do boliviano por militares.
Ter, 09 Julho de 2024 | Fonte: Brasil de Fato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (9), na Bolívia, que os países da América do Sul não podem tolerar "devaneios autoritários e golpismo". Ao lado do presidente boliviano Luis Arce, que sofreu uma tentativa de deposição por militares no final do mês passado, Lula pediu união de forças democráticas contra retrocessos.
"As instituições bolivianas mostraram seu valor depois de uma grave ameaça. Assim como no Brasil, a democracia prevaleceu", disse Lula. "Não podemos tolerar devaneios autoritários e golpismo. Temos a responsabilidade de defender a democracia contra retrocessos."
Segundo Lula, a cooperação internacional torna golpes cada vez mais improváveis. O contrário só favorece à extrema direita.
Essa união, afirmaram Lula e Arce, também precisa ser física. O presidente boliviano defendeu que obras transformem a Bolívia no caminho mais curto do Brasil para o Oceano Pacífico e o Brasil no caminho mais curto da Bolívia ao Atlântico.
Lula disse que seu governo está comprometido com projetos de integração. Está também interessado na união de países sul-americanos para negociação justa de recursos naturais que hoje são estratégicos ao mundo.
"A Bolívia tem grande reserva de lítio enquanto o Brasil possui nióbio, cobalto e descobriu o terceiro maior depósito de manganês do planeta", disse Lula. "Temos que nos inserir de forma soberana nas cadeias de valor para evitar que o histórico de espoliação de recursos continue se repetindo."
Arce disse que os bolivianos também não querem ser só fornecedores de gás ao Brasil. Ele, aliás, pediu a Lula que ajude a Bolívia seja incluída no grupo dos Brics, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e África do Sul, mas que já agregou outras nações em desenvolvimento no ano passado.
Lula disse que vê como positiva a inclusão da Bolívia e outros países.
Veja Também
O Brics vai convidar 13 países para participarem da organização na modalidade de membros associados: Cuba, Bolívia, Turquia, Nigéria, Indonésia, Argélia, Bel...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho