28 ℃

Política

Mesa Diretora da ALEMS é reeleita por unanimidade para o próximo biênio

Chapa Democracia Viva concorreu como chapa única e seguirá até o fim da 12ª Legislatura.

Qua, 13 Novembro de 2024 | Fonte: Fernanda Kintschner/Agência Alems


Mesa Diretora da ALEMS é reeleita por unanimidade para o próximo biênio
Foto: Wagner Guimarães/Alems

A atual composição da Mesa Diretora, com Gerson Claro (PP) presidente, foi reeleita para o próximo biênio (2025-2026) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Por unanimidade de votos, foram mantidos nos cargos de 1º secretário o deputado Paulo Corrêa (PSDB) e Pedro Kemp (PT) para 2º secretário.

Os demais cargos da chapa única, denominada Democracia Viva, também foram mantidos com Renato Câmara (MDB) de 1ª vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB) na 2ª vice-presidência, Mara Caseiro (PSDB) como 3ª vice-presidente e Lucas de Lima (Sem partido) como o 3º secretário. A sessão desta quarta-feira (13) teve o pequeno e o grande expedientes suprimidos para a votação como pauta exclusiva, de forma nominal e aberta, além de por escrito em papel entregue ao 2º secretário.

Ao votar, todos os deputados presentes parabenizaram o trabalho da Mesa Diretora reeleita. Pedro Kemp agradeceu e destacou a pluralidade respeitada. Paulo Corrêa disse que tem orgulho de participação da composição desta gestão. Gerson Claro também votou e agradeceu a confiança de todos.

"Meu sentimento é de responsabilidade e compromisso renovado, de fazer tudo o que estiver ao alcance da administração para atender a expectativa do cidadão sul-mato-grossense", disse Gerson Claro. A posse da Mesa eleita foi convocada por Gerson para o dia 3 de fevereiro de 2025, às 9h, na Sala da Presidência. 

Deputados presentes na votação da Mesa Diretora da 12ª Legislatura - Foto: Glaucia Jandre

Competências
De acordo com o Regimento Interno da ALEMS, o presidente é “o representante da Assembleia quando ela houver de se enunciar coletivamente, o dirigente dos seus trabalhos e o fiscal da ordem”. O primeiro vice-presidente é o substituto imediato do presidente, enquanto o segundo vice-presidente o substitui e a este o terceiro vice-presidente. 

A parte administrativa está dentre as competências da 1ª Secretaria, como autorizar despesas e pagamentos, mandar organizar a folha de pagamento dos subsídios dos deputados e manter livro próprio para registro de ausência dos parlamentares. Já ao 2º secretário cabe ler e fiscalizar as atas das sessões, anotar as votações nominais e auxiliar o 1º secretário a fazer a correspondência oficial da Assembleia.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Proposta na Alems reconhece renal crônico como pessoa com deficiência

As pessoas com doença renal crônica poderão ter os mesmos direitos assegurados a que tem deficiência. É o que estabelece o Projeto de Lei 237/2024, apresenta...

Eleição da Mesa Diretora da ALEMS será no dia 13 de novembro

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará no dia 13 de novembro (quarta-feira) de 2024 a eleição da Mesa Diretora para o próximo biêni...

Audiência pública em Corumbá debate impactos de incêndios em comunidades pantaneiras

Audiência pública discutirá esta semana “O Impacto dos incêndios nos modos de vida, saúde, segurança alimentar e renda das comunidades tradicionais pantaneir...

Em quatro meses, Governo de Mato Grosso do Sul investe mais de R$ 850 milhões em saúde

No esforço contínuo para melhorar a qualidade da saúde pública, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), investiu ma...