Política
Jovan pede avaliação dos horários de ônibus disponibilizados à população
O vereador solicitou para a prefeitura, a diretora-presidente da Agetrat e a empresa Viação Cidade Corumbá a realização dos estudos necessários.
Qui, 03 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria Câmara

O vereador Jovan Temeljkovitch está sugerindo ao Poder Executivo e à direção da Viação Cidade Corumbá, a realização de estudos técnicos sobre o sistema de transporte coletivo de passageiros no município, no sentido de avaliar eventual necessidade de redimensionamento dos horários disponibilizados à população, levantando dados sobre a demanda em diferentes horários e rotas, bem como análise comparativa entre os horários ofertados e a real necessidade dos usuários.
A sugestão foi feita durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Corumbá esta semana. Na oportunidade, Jovan solicitou ao Poder Executivo, encaminhamento de expediente à diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, com cópia a Empresa Viação Cidade Corumbá, para a realização dos estudos necessários.
Observou que o requerimento foi elaborado a partir de questionamentos por parte de usuários do sistema de transporte coletivo, em relação a uma série de problemas verificados por eles diariamente, como ausência de ônibus em determinadas linhas e horários, deixando de atender a demanda local.
“Importante destacar que o transporte público é um serviço essencial para a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população. Entende-se que uma análise detalhada dos horários atuais, com a participação direta dos usuários, pode identificar possíveis ajustes necessários para melhorar a eficiência do sistema”, comentou.
Por isso mesmo o vereador sugeriu que seja feito levantamento de dados sobre a demanda em diferentes horários e rotas; consulta pública aos usuários, por meio de pesquisas, audiências ou plataformas digitais, para coletar sugestões e críticas; análise comparativa entre os horários ofertados e a necessidade real da população; bem como apresentação de propostas de adequação, caso sejam identificadas deficiências no atual dimensionamento.
“Acreditamos que essa iniciativa trará benefícios significativos à população, garantindo um transporte mais eficiente e alinhado às necessidades reais dos cidadãos. Para isso, é necessário um estudo técnico que envolva a participação ativa da população usuária do serviço, a fim de identificar as necessidades reais e possibilitar um planejamento mais eficaz do transporte coletivo, garantindo melhor atendimento a todos”, concluiu.
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis