31 ℃

Política

Darcy Ribeiro é o mais novo nome no 'Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria'

A honraria, concedida pelo Congresso Nacional, foi confirmada com a sanção, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Qua, 13 Novembro de 2024 | Fonte: Agência Câmara de Notícias


Darcy Ribeiro é o mais novo nome no 'Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria'
Darcy Ribeiro morreu em 1997 - Celio Azevedo/Senado Federal

Educador, antropólogo e político, Darcy Ribeiro é o mais novo nome inscrito no Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria. A honraria, concedida pelo Congresso Nacional, foi confirmada com a sanção, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Lei 15.020/24, publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira (13). A proposta teve origem no 5894/19, do ex-deputado Chico D´Angelo (RJ).

Nascido em Montes Claros (MG), em 1922, Darcy Ribeiro é considerado um dos mais importantes nomes na defesa da educação e da cultura brasileiras. Atuou como professor e pesquisador. Foi um dos fundadores da Universidade de Brasília (UnB). No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau. O romancista também foi membro da Academia Brasileira de Letras. Morreu em 1997.

Seu brilhantismo também foi destacado na política, tendo exercido os cargos de cargos de ministro-chefe da Casa Civil e da Educação no governo de João Goulart e de vice-governador do Rio de Janeiro, época em que defendeu reformas para que o acesso ao ensino fosse possibilitado a todos.

Em 1990, foi eleito senador. No Senado, foi relator de importantes projetos de lei, principalmente na área de educação. Entre eles, a proposta que resultou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), norma batizada de Lei Darcy Ribeiro.

Livro
O Livro dos Heróis e das Heroínas da Pátria, também chamado de Livro de Aço (pois a obra é formada por páginas de aço), fica no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Criado em 1992, reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso.

 

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

60 ANOS DE UM GOLPE CONTRA O TRABALHISMO BRASILEIRO

Sempre que os interesses nefastos de nossas classes dominantes se veem ameaçados, só há uma ação: o golpe. Esta é a história do Brasil, cuja classe dominante...

BRIZOLA: AS MENTES COLONIZADAS

Em meio às disputas hegemônicas de um mundo que sofre profundas e irreversíveis transformações, onde a multipolaridade se apresenta mexendo com poderosos int...

ALEMS realiza quarta-feira sessão solene em comemoração ao Dia da Educação Superior

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza na quarta-feira (21), a partir das 14h, no Plenário Júlio Maia, sessão solene em celebração ao...

Com Secchin, ASL realizou mais um evento literário de sucesso

Desde agosto de 2004 o carioca Antonio Carlos Secchin é o titular da cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Aos 72 anos, sua trajetória tem lugar...