Política
Corrida pela Prefeitura de Corumbá tem, pelo menos, 11 no páreo
Disputa interna no PSDB desponta com quatro pré-candidatos.
Dom, 19 Novembro de 2023 | Fonte: Da Redação


A menos de um ano para as eleições municipais, partidos e grupos políticos de Corumbá se movimentam para a disputa pela principal cadeira que estará em jogo. Só pelo PSDB, sigla do atual prefeito Marcelo Iunes, pelo menos quatro pré-candidatos já apontam no páreo.
Preferido de Iunes, o secretário municipal de Governo Luiz Antônio Pardal sai na frente na corrida interna tucana. A filiação oficial de Pardal ao PSDB será na próxima terça-feira (21). O convite para o evento é em nome do próprio prefeito. Também estampa o anúncio a figura do ex-governador Reinaldo Azambuja, um dos caciques da legenda no Estado e tido como presença confirmada no ato de filiação.
Mas Pardal não deve ter vida fácil na convenção tucana que definirá quem vai defender o legado de Marcelo Iunes nas urnas em 2024. Bia Cavassa é outro nome forte para encabeçar a chapa do PSDB no ano que vem.
Bia traz consigo a memória do ex-prefeito Ruiter Cunha, que morreu em 2017, durante seu terceiro mandato na administração de Corumbá. Além disso, tem como trunfo os quatro anos de experiência em Brasília (DF), como deputada federal por Mato Grosso do Sul. Caso outro nome prevaleça no PSDB, Bia Cavassa pode procurar outro partido para disputar o cargo que já foi do marido.
Da Câmara de Vereadores surgem outros dois pré-candidatos à prefeitura pelo PSDB. Atual presidente da Casa, Bira colocou seu nome à disposição da legenda e aposta na gestão à frente do Legislativo municipal para se projetar como opção. Confiante, afirma que, independentemente do candidato, “o próximo prefeito de Corumbá será do PSDB”.
Quem corre por fora na composição tucana é o também vereador Luciano Costa. Apesar do mandato pelo PSDB, Costa hoje faz oposição a Iunes. O parlamentar afirma querer disputar a prefeitura pela sigla, mas já projeta uma candidatura “independente” caso seja descartado pelo partido.
Ex-senador, ex-deputado e ex-prefeito na oposição
Na oposição de fato, Evander Vendramini já fala como alternativa à dinastia tucana na prefeitura de Corumbá. O ex-deputado estadual é crítico contumaz da atual gestão e pretende sair candidato pelo Progressistas. Porém, a aliança estadual de seu partido com o PSDB pode impor uma saída da legenda que defende há pelo menos 20 anos. Enquanto tenta contornar o problema, Vendramini fala em “falta de respeito” da direção estadual do Progressistas caso o partido opte por caminhar junto com o PSDB em Corumbá.
Uma saída para o ex-deputado estadual pode ser compor com Delcídio do Amaral. Hoje no PTB, o ex-senador é corumbaense e tem mantido conversas com Evander Vendramini. O progressista fala em “se alinhar fortemente” com Delcídio, a quem define como “uma pessoa com capacidade política e administrativa”.
Também na trincheira oposta estão Dr. Gabriel e Paulo Duarte. O primeiro disputou a prefeitura em 2020, pelo PSD, e foi o terceiro mais votado. No ano passado, tentou uma vaga na Assembleia Legislativa, já pelo MDB, mas não conseguiu.
Já Paulo Duarte, do PSB, é sempre cotado, uma vez que já administrou Corumbá e que rivaliza com Marcelo Iunes. Em 2020, Duarte também tentou voltar à prefeitura e acabou derrotado. Hoje, uma possível reviravolta na Justiça Eleitoral pode esfriar de vez uma eventual nova candidatura. Isso porque a vaga atualmente ocupada por Rafael Tavares (PRTB), que teve o mandato cassado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), cairia no colo do ex-prefeito.
Fiel ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Elano Holanda é cotado como candidato da extrema direita. Depois de disputar a prefeitura em 2020 pelo PSL, ele tentou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2022, já pelo PRTB.
Mais à esquerda, quem desponta pelo PT é Webergton Sudário. Pelo PSOL, Anísio Guató foi o candidato nas eleições passadas e pode voltar a concorrer.
Aproximadamente 70 mil corumbaenses vão às urnas em 6 de outubro do ano que vem. Além do prefeito, escolherão, também, 16 vereadores.
Veja Também
A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Resolução (PRC) 116/23, dos deputados Talíria Petrone (Psol-RJ) e Damião Feliciano (União-PB), que cria a bancada...
O mundo todo recebeu com certa surpresa o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais na Argentina, realizado no domingo (22). O peronista Sergio ...
Números levantados pela pesquisa do Instituto Ver realizada no final de setembro, mostra que Capitão Contar está em primeiro lugar na intenção de votos na di...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho