Política
Com mais cidades dentro do programa, “Voucher Transportador” começa inscrições em julho
O programa faz parte do plano estadual “MS Qualifica”, criado pelo Governo do Estado para promover a capacitação de trabalhadores para vagas de emprego.
Dom, 28 Maio de 2023 | Fonte: Leonardo Rocha/Comunicação MS
O programa “Voucher Transportador” que vai promover a qualificação de mil motoristas de cargas, com “custo zero” para inclusão das letras “D” e “E” na carteira de habilitação, terá aberta suas inscrições em julho deste ano. Também houve aumento das cidades contempladas, com a entrada de Ribas do Rio Pardo.
O Voucher Transportador faz parte do plano estadual “MS Qualifica”, criado pelo Governo do Estado com a missão de promover a capacitação de trabalhadores, em áreas que tem vagas de emprego abertas, mas não são preenchidas por falta de mão de obra qualificada. O objetivo é gerar empregos, aumentar a renda população e promover a inclusão das pessoas que estão fora do mercado.

Com a aprovação na Assembleia e sanção do governador Eduardo Riedel, o próximo passo do programa é um decreto estabelecendo os critérios de seleção e logo depois a abertura das inscrições. O foco é selecionar aqueles com grande possibilidade de empregabilidade, ou seja, profissionais que vão se capacitar e buscar os empregos abertos.
Quem vai realizar os cursos de qualificação será ao Sest Senac, em uma parceria e convênio firmados com o Governo do Estado. A Semadesc (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) estará à frente do programa. O Detran-MS também terá papel primordial, com a isenção das taxas para os motoristas que precisam incluir as letras D e E na habilitação.
As vagas (qualificação) serão distribuídas nas cidades de Campo Grande, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Ribas do Rio Pardo. Esta última foi incluída porque o município sedia a construção da fábrica de celulose da Suzano, o que gera uma grande demanda de motoristas, para o transporte de cargas.
A criação do programa atende uma demanda do setor de transportes, já que muitas vagas para motoristas estão abertas, no entanto, faltam profissionais qualificados para preencher os cargos. O plano estadual “MS Qualifica” tem justamente este objetivo, que é capacitar trabalhadores, em áreas que tem empregos disponíveis.
Veja Também
Com a política de atração de empresas para gerar empregos e renda à população, Mato Grosso do Sul tem a quarta menor taxa de desemprego do País. Esta avaliaç...
Junho é o vencimento do licenciamento dos veículos registrados em Mato Grosso do Sul com placas finais 4 e 5, de acordo com o calendário anual estipulado pel...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho