Política
Chicão diz que viabilizar a hidrovia, é a melhor alternativa para transporte da produção local
Hoje, transporte pela hidrovia do Rio Paraguai está prejudicada.
Dom, 17 Novembro de 2024 | Fonte: Assessoria Câmara
As secas extremas que assolam a região de Corumbá e Ladário estão colocando em xeque a capacidade de empreender e manter atividades econômicas na área. Com níveis de água historicamente baixos no Rio Paraguai, o impacto econômico já é estimado em R$ 3 bilhões, afetando não só as empresas locais, mas a economia de uma maneira geral, inclusive os cofres públicos.
Além do baixo nível das águas do Rio Paraguai, a navegação tem sido severamente afetada pelo assoreamento, inviabilizando o transporte de produtos como minérios, fertilizantes e grãos. É uma situação que vem se agravando nos últimos anos e, preocupado com a situação, o vereador Chicão Vianna destacou na Câmara, que a saída mais viável, é a dragagem de trechos do rio.
“A navegação no Rio Paraguai, crucial para o transporte de mercadorias como minérios, fertilizantes e grãos, tem sido gravemente prejudicada pelo assoreamento e baixos índices de lâmina d'água. Esta situação dificulta a movimentação das barcaças e empurradores, resultando em atrasos e aumento de custos operacionais”, observou.
Conforme o vereador, as empresas de mineração e siderurgia, que dependem do transporte fluvial, estão enfrentando perdas financeiras significativas e um aumento na utilização de transporte rodoviário, elevando ainda mais os riscos e custos.
“Como sabemos, nossa região não conta mais com a ferrovia, hoje sucateada, sem mínimas condições de atender as necessidades. Agora, estamos sofrendo com essa crise hídrica que afetou diretamente a hidrovia, por onde escoava grande parte da produção local, especialmente o minério. A alternativa é transportar pela rodovia, cuja estrutura não é adequada para atender a grande demanda”, continuou.
De fato, com o tráfego intenso de veículos de grande porte transportando minérios e outros produtos pela BR 262, tem causado sérios problemas, impactando diretamente no aumento dos índices de acidentes, principalmente com vítimas.
“Recuperar a rodovia, inclusive com a implantação de uma terceira via, é necessário e de forma urgente. Mas, todos sabemos que isso demanda um alto custo e se trata de um serviço de longo prazo. Como não temos a ferrovia, a solução é dragar o Rio Paraguai e viabilizar a hidrovia, para que nossos produtos possam ser transportados com segurança e a custos bem menores”, citou.
VOLTA DA AHIPAR
Por isso mesmo o vereador sugeriu a união de esforços de todos os vereadores e das autoridades locais, para lutar pelo retorno da Administração Hidroviária do Paraguai (AHIPAR) a Corumbá, bem como apoio do IBAMA, no sentido de viabilizar a dragagem em trechos do Paraguai, no sentido de viabilizar a navegação.
“Precisamos cobrar celeridade. Diante desse quadro, é imperativo que o Governo Federal através do IBAMA e DNIT, tomem medidas de mitigação e resolva o problema do assoreamento e garantir a manutenção da calha de navegação do Rio Paraguai”, argumentou lembrando que a intervenção no rio passa pelo crivo do IBAMA, e o retorno da AHIPAR está nas mãos do DNIT.
“A burocracia não pode perdurar e prejudicar o livre comércio entre os países do Mercosul. Os Tratados Internacionais da Bacia do Rio da Prata, está em vigor desde 14 de agosto de 1970, assinado em Brasília, no dia 23 de abril de 1969. A sustentabilidade econômica e a sobrevivência das comunidades de Corumbá e Ladário dependem de ações rápidas e eficazes para mitigar os impactos da crise climática”, enfatizou.
CRISE ECONÔMICA E SOCIAL
Continuando, Chicão Vianna alertou o fato de a crise hídrica ter um efeito cascata, impactando diversos setores. “Estou muito preocupado com a indústria do turismo que sofre com a redução do fluxo de visitantes, desestimulados pelas condições adversas do rio. A importação de combustíveis, ureia e fosfatos também enfrenta dificuldades, resultando nos custos operacionais mais altos que são repassados aos consumidores”, lamentou.
Vianna diz que além disso, a pecuária, um setor vital para a economia local, é duramente atingida. “O transporte de gado e produtos pecuários pelo Rio Paraguai é crucial, e qualquer interrupção pode ter consequências graves, incluindo o aumento do desemprego em Corumbá e Ladário. Estima-se que aproximadamente 12.100 empregos (3.850 diretos e 8.250 indiretos) estejam em risco devido à paralisação das atividades hidroviárias”.
ARRECADAÇÃO EM QUEDA
A falta de manutenção da calha do Rio Paraguai não afeta somente as empresas. Resulta também em uma queda drástica na arrecadação de impostos. Estima-se que a perda anual de arrecadação chegue a R$ 891 milhões, incluindo PIS/COFINS, ICMS, IRPI/CSLL e CFEM. “Este cenário prejudica a capacidade dos governos federal, estadual e municipais de investir em infraestrutura e serviços públicos essenciais”, concluiu.
Veja Também
A precariedade dos serviços de iluminação pública fez com que o vereador Chicão Vianna questionasse a Prefeitura de Corumbá, no sentido de saber se a empresa...
O vereador Chicão Vianna voltou a criticar os valores das passagens praticadas pela Andorinha, empresa que detém a concessão do transporte intermunicipal de ...
O vereador Chicão Vianna apresentou duas indicações na sessão ordinária de segunda-feira, 11, em que solicita às autoridades competentes, o aumento dos efeti...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho