31 ℃

Polícia

Um dos maiores traficantes da América, brasileiro foi preso na Bolívia e entregue a polícia em Corumbá

Lourival Máximo da Fonseca “Tião”, está na lista dos 21 criminosos mais procurados do Brasil.

Sáb, 17 Fevereiro de 2024 | Fonte: Com informnações do El Deber


Um dos maiores traficantes da América, brasileiro foi preso na Bolívia e entregue a polícia em Corumbá
Lourival Máximo da Fonseca detido em território boliviano - foto: El Deber

O brasileiro Lourival Máximo da Fonseca, um dos maiores traficantes de drogas da América, foi entregue na sexta-feira, 16 de fevereiro, à Polícia Federal brasileira, na fronteira entre a Bolívia com Corumbá. O Ministério Público boliviano invadiu um negócio que ele mantinha na capital Santa Cruz de La Sierra, onde ele supostamente lavou dinheiro do tráfico de drogas.

O estrangeiro foi transferido com forte escolta policial para o aeroporto El Trompillo, onde foi colocado em um helicóptero e levado ao município de Puerto Quijarro, divisa com Corumbá. Após as 19h30, Lourival Máximo da Fonseca, vulgo “Tião”, foi entregue à Polícia Federal brasileira na Imigração de Corumbá.

O ministro do Governo da Bolívia, Eduardo del Castillo, descreveu a captura de Lourival como o maior golpe ao tráfico de drogas e acredita que não seria apenas um 'peixe grande' que foi apreendido pelos grupos especiais de polícia, mas uma "baleia do narcotráfico".

“Isso seria, segundo o jargão vulgar, não apenas a captura de um peixe grande do tráfico, mas seria uma baleia do tráfico. Estamos a falar de um dos maiores pesos pesados ​​do tráfico de droga na região, uma pessoa que era procurada por transportar drogas de todo o nosso continente para países europeus. Portanto, estamos falando de uma das capturas de um dos maiores traficantes de drogas que já existiu em nosso país”, afirmou.

Del Castillo disse que da Fonseca foi extraditado para o seu país de origem, porque tem um alerta vermelho da Interpol, ou seja, um mandado de prisão inicial desde a administração de 2014 pelo crime de tráfico de drogas.Além disso, indicou que Lourival Máximo da Fonseca era proprietário de dois contêineres de drogas, que tinham como destino a Bélgica; um foi sequestrado na Bolívia com 8,7 toneladas de cocaína e outro no Peru com 7,2 toneladas da mesma substância.“Tudo começou com a investigação do maior carregamento de cocaína apreendido em Oruro – Bolívia há alguns meses, 8,7 toneladas, o que também nos permitiu alertar nossos países vizinhos e encontrar carregamentos semelhantes no Peru e em países europeus. A investigação mostrou que o mais provável é que a origem dessas cargas tenha vindo da região da Chiquitânia, em Santa Cruz”, explicou.

Além disso, a Polícia e o Ministério Público invadiram esta tarde uma oficina de refrigeração, localizada na quarta circular e na Radial 16, que supostamente pertence a este brasileiro. Segundo as investigações, nesse negócio havia lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.Por este motivo, o Ministério Público iniciou uma investigação pelo crime de legitimação de lucros ilícitos. No entanto, a proprietária da casa assaltada chegou ao local e disse que alugou o seu imóvel para que a oficina funcionasse, e indicou desconhecer os antecedentes de Lourival Máximo da Fonseca.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

PF e polícia da Bolívia prendem líder de organização criminosa

A Polícia Federal, em ação conjunta com Polícia Boliviana, prendeu, nessa segunda-feira, 23 de outubro, um líder de organização criminosa foragido da justiça...

PF realiza fiscalização de empresas de segurança atuantes no Carnaval 2024 em MS

A Polícia Federal realizou, no período de 9 a 13/2, fiscalização de empresas responsáveis pela segurança do Carnaval 2024 das cidades de Corumbá e Ladário. D...

Operação interagências apreendem veículo com 300 litros de gasolina e 1 tonelada de contrabando na Fronteira com a Bolívia

Uma operação conjunta realizada nesta quarta-feira, 17 de abril, envolvendo a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ...