Meio Ambiente
Pesquisador da Embrapa Pantanal recebe prêmio internacional pela defesa da vida na Terra - Planet Earth 2025
Qui, 20 Fevereiro de 2025 | Fonte: Rosilene Gutierrez/Embrapa Pantanal
O pesquisador da Embrapa, Walfrido Moraes Tomas, recebeu o Prêmio Planet Earth 2025, concedido pela Aliança Mundial de Cientistas (Alliance of World Scientists – AWS). O Prêmio Planeta Terra reconhece indivíduos que defendem a vida na Terra, premiando aqueles que demonstram criatividade ou contribuições excepcionais em seu trabalho em ciência ou em advocacia baseada em ciência com o público, formuladores de políticas ou outros grupos que buscam soluções para desafios ambientais. A AWS, que reúne mais de 26 mil cientistas membros de 180 países, fornece a voz coletiva internacional de cientistas sobre a crise climática global e as tendências ambientais, com o objetivo de transformar o conhecimento científico em ação.

Atuação na conservação do Pantanal
Foto: Rosilene Gutierrez |
Walfrido Tomas é médico veterinário, graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em 1983. Concluiu especialização em Biologia de Ambientes Inundáveis pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1986 e, em 1990, passou a integrar o quadro de pesquisadores da Embrapa Pantanal, na área de manejo e conservação de fauna.
Em 1996, obteve o título de mestre em Ciências de Vida Selvagem pela Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, e, em 2017, concluiu o doutorado em Ecologia e Conservação pela UFMS.
Com mais de 30 anos de experiência, Tomas desenvolve pesquisas em ecologia, com ênfase em manejo e conservação de vida selvagem, gestão da biodiversidade, ecologia da paisagem e políticas públicas. Seu trabalho se concentra no Pantanal, abrangendo temas como conservação da fauna, incluindo o cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus), aves nativas e a análise da abundância dessas espécies. Seus principais projetos de pesquisa se concentraram em práticas sustentáveis de pecuária e combate à caça ilegal de jacarés de pântano no Brasil. Além disso, desenvolve estudos sobre gestão da paisagem, corredores ecológicos, indicadores de sustentabilidade, modelagem e monitoramento de populações, bem como a avaliação dos impactos do desmatamento sobre a biodiversidade. Publicou mais de 250 trabalhos científicos, incluindo artigos, capítulos e livros. A sua atuação vai além da produção acadêmica, contribuindo diretamente para a formulação da legislação ambiental brasileira em âmbito federal e estadual. Também orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, com foco em pesquisas voltadas ao Pantanal.
Tem sido um dos responsáveis pelo desenvolvimento do sistema Fazenda Pantaneira Sustentável (FPS), uma ferramenta baseada em software que avalia a sustentabilidade da pecuária na região pantaneira, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos. Entre 1990 e 1993, coordenou o Programa de Pesquisa do Pantanal. Integrou o comitê gestor do portfólio de Serviços Ambientais da Embrapa entre 2019 e 2021 e participou do Programa Biota-MS, do governo estadual. Também foi membro do Comitê Gestor do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, entre 2015 e 2020.
No cenário internacional, na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), Tomas faz parte da delegação brasileira que discute os indicadores de biodiversidade nas paisagens agrícolas.
Walfrido Moraes Tomas compartilha o Prêmio Planet Earth 2025 com os cientistas internacionais Katherine Richardson (Dinamarca), Mike Berners-Lee (Reino Unido), Flora Vincent (Alemanha) e Michael E. Mann (Estados Unidos). Todos foram indicados por seus pares em reconhecimento às suas contribuições científicas.
Tudo Sobre
pesquisador-da-embrapa premio-planet-earth-2025 walfrido-moraes-tomas alliance-of-world-scientistsVeja Também
Exemplos de modelos consolidados podem impulsionar a produção local a se destacar em procedência e qualidade. Neste sentido, entre os dias 5 e 9 de agosto, a...
Uma ótima ideia de uma empreendedora ou empreendedor na região do Pantanal precisa sair do papel para realmente gerar bons resultados. Para contribuir que es...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho