29 ℃

Meio Ambiente

Operação do Ibama detém avanço de incêndios no Pantanal

Realizada em parceria com a PF e com a Iagro-MS, ação utilizou imagens de satélite e impediu o aumento na destruição da vegetação nativa.

Ter, 15 Outubro de 2024 | Fonte: Assessoria Ibama


Operação do Ibama detém avanço de incêndios no Pantanal
Divulgação

Uma operação empreendida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) impediu o aumento da destruição causada pelo fogo na região pantaneira. A Operação Pantanal 2024, realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) do Mato Grosso do Sul, usou imagens de satélite georreferenciadas para monitorar e conter o incêndio que já devastou mais de 6.500 hectares em território brasileiro. No total, a área afetada por incêndios neste ano ultrapassou 30.000 hectares, incluindo uma extensa porção do Pantanal boliviano.

A investigação constatou que o fogo foi iniciado com a abertura ilegal de novas áreas de pastagem para a criação de gado bovino. O fazendeiro identificado como responsável pela devastação foi multado em R$ 50 milhões por causar a destruição de 6.550 hectares, além de receber uma outra multa, de R$ 12,35 milhões, por impedir a regeneração da vegetação nativa em uma área de 2.469 hectares, já embargada por questões ambientais.

Iniciada em julho de 2024, a operação segue em andamento e integra uma série de medidas para combater a crise no Pantanal, onde incêndios florestais são uma constante ameaça, exacerbada por práticas ilegais. O uso de tecnologia avançada, como o Sistema BD Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e análises de imagens de satélite, tem sido crucial para direcionar as equipes de fiscalização e evitar a destruição de mais áreas de vegetação nativa.

Enquanto as investigações continuam, o Ibama reforça os alertas e a conscientização sobre os riscos de novos incêndios no Pantanal, um ecossistema de grande importância. O esforço das autoridades visa garantir a preservação do bioma, protegendo a biodiversidade nele presente e as comunidades locais que dependem de seus recursos naturais.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News