Meio Ambiente
IHP e parceiros da educação e do turismo procuram fortalecer consciência ambiental
O projeto, nomeado “Semeando o Amanhã: Plantio e Consciência Ambiental”, procura envolver crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, .
Qui, 13 Março de 2025 | Fonte: Assessoria IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) está desenvolvendo ações na área de educação ambiental com parceiros do setor público educacional e iniciativa privada que atua no turismo. A proposta é fortalecer a consciência ambiental em áreas prioritárias de conservação localizadas no Pantanal, na região da Serra do Amolar. As medidas envolvem entender o processo de plantio de mudas de forma integral, conhecer o trabalho de prevenção e combate a incêndios florestais com brigadistas ambientais e experimentar iniciativas de monitoramento ambiental junto com biólogos e médicos-veterinários.
Esse projeto, nomeado “Semeando o Amanhã: Plantio e Consciência Ambiental”, procura envolver crianças e adolescentes com idades entre 7 e 17 anos, além de professores das escolas rurais que ficam instaladas na região do Alto Pantanal, em Mato Grosso do Sul e com duração durante todo o ano de 2025. A meta é ainda tornar essa iniciativa contínua.
A empresa Pure Brasil, parceira do IHP em atividades de turismo na Serra do Amolar, está apoiando as atividades com as escolas. Também integram esse projeto V.Bio, Celeo, Funbio, Wetlands International Brasil, Brazil Foundation e LHG Mining.
A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é outra parceria fundamental para as ações nas escolas municipais localizadas nas comunidades que ficam no Pantanal. Além desse projeto, ainda há um trabalho conjunto com o governo municipal para dar apoio em medidas de prevenção a incêndios próximo de escolas municipais rurais no Alto Pantanal.
A coordenadora de projetos do Instituto, Isabelle Bueno, detalha que essa proposta procura possibilitar que os estudantes de áreas remotas no Pantanal tenham contato direto com profissionais que atuam na conservação e descubram mais a fundo como é o trabalho de produzir natureza. “Queremos oferecer aos alunos uma compreensão prática sobre a importância das áreas protegidas e da conservação da natureza, destacando onde eles estão inseridos dentro da biodiversidade. Buscamos também fomentar o senso de responsabilidade e pertencimento deles com o Pantanal. Além de mostrar habilidades necessárias para que eles possam conhecer áreas que poderiam atuar no futuro, permanencendo no próprio território.”

A primeira etapa de atividades já aconteceu em 25 de fevereiro e 17 crianças da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço e Extensões visitaram a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal. Elas viajaram de barco-escola e em embarcações do IHP entre a unidade de ensino e a RPPN, um trajeto que demora cerca de 30 minutos pelo rio Paraguai.
Ao longo de todo um dia de ações, os estudantes conheceram etapas desenvolvidas para o plantio, descobriram espécies nativas de plantas, realizaram trilha, puderam escolher mudas e plantá-las em área que foi atingida por incêndio florestal em 2024. Também descobriram um pouco mais sobre o que é ser um brigadista ambiental, podendo utilizar os equipamentos usados em campo. Por fim, assistiram à palestra sobre o funcionamento de reservas.
Os professores da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço e Extensões também ficaram engajados em praticar as iniciativas junto com os alunos como forma de aumentar a integração e garantir que as atividades práticas também estejam interligadas com as aulas na sala.
Julho César Rosa Martins tem 7 anos, plantou mais de quatro mudas na atividade. “Achei bem legal, até quero plantar mais. Vou cuidar do Pantanal, cuidar da natureza, tanto para os animais como para gente também.” Ticiane Rodrigues Ferreira, 13 anos, pensa em trabalhar com a agropecuária quando crescer e sugeriu que é preciso ter mais mudas para que possam ser plantadas. “Plantamos várias mudas. Muito do que a gente fez aqui na prática, os professores mostram para gente lá na sala de aula. Acho até que precisa ter mais mudas para plantar.” Já Taila Souza de Jesus, 14 anos, comentou que será policial, mas antes quer ver muitas mudas que foram plantadas transformadas em árvores. “Gostei de aprender como se faz para plantar e quero voltar aqui um dia, mais para frente, para ver as árvores que a gente plantou bem grande e forte.”
Sobre o IHP
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área. As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.
Tudo Sobre
ihp serra-do-amolar semeando-o-amanha plantio-e-consciencia-ambiental consciencia-ambientalVeja Também
O Campus Corumbá do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) finalizou, na última semana, a etapa prática do curso de pós-graduação lato sensu em Estra...
O Ministério da Cultura e o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) apresentam a inauguração de uma nova exposição de longa duração do Memorial Homem Pantaneiro em ...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho