29 ℃

Geral

Projeto de vigilância em saúde nas comunidades ribeirinhas do Pantanal conquista prêmio nacional

A marinha empregou o uso dos navios Tenente Maximiano, Paraguassu e Potengi durante os apoios.

Ter, 19 Novembro de 2024 | Fonte: Assessoria de Imprensa


Projeto de vigilância em saúde nas comunidades ribeirinhas do Pantanal conquista prêmio nacionalO “Projeto Navio” (Navegação Ampliada para a Vigilância Intensiva e Otimizada), uma parceria entre a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul e a Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais, conquistou o segundo lugar na 28ª edição do Concurso de Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O prêmio foi entregue no dia 31 de outubro e reconhece iniciativas que fortalecem a gestão pública, promovendo eficiência e ampliando o acesso a serviços de qualidade para a população.

O objetivo do projeto é identificar patógenos virais circulantes nas comunidades ribeirinhas do Pantanal de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul e estudar o impacto das mudanças climáticas na saúde pública. Por meio do Navio de Apoio Logístico Fluvial (NApLogFlu) “Potengi”, do Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Paraguassu” e do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Tenente Maximiano”, pesquisadores de diversas instituições nacionais e internacionais percorreram os Tramos Norte e Sul do Rio Paraguai para levar atendimentos médicos e odontológicos, medicamentos e exames às comunidades que enfrentam grandes desafios geográficos para acessar serviços de saúde.

Baseados no conceito de Saúde Única, que integra o estudo e a relação da saúde humana, animal e do meio ambiente, os pesquisadores também coletaram amostras de sangue dos ribeirinhos, água das casas e das margens dos rios e materiais dos animais para estudos. Por meio dos exames coletados, serão detectados os vírus e as bactérias circulantes nas populações ribeirinhas para direcionar o atendimento médico e promover políticas públicas de prevenção e tratamento de doenças.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News