Geral
Presídios poderão confeccionar absorventes para estudantes carentes da rede pública estadual
A produção ocorrerá dentro de presídios femininos, aproveitando a estrutura e os equipamentos já instalados pelo Programa Dignidade Menstrual.
Seg, 14 Abril de 2025 | Fonte: Assessoria Agepen

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a SED (Secretaria de Estado de Educação) buscam unir esforços para o combate à pobreza menstrual entre estudantes da rede pública. A proposta prevê que mulheres privadas de liberdade passem a confeccionar absorventes higiênicos destinados a alunas carentes, com especial atenção a jovens de comunidades indígenas e quilombolas, além das que estão em cumprimento de medidas socioeducativas.
A produção ocorrerá dentro de presídios femininos, aproveitando a estrutura e os equipamentos já instalados pelo Programa Dignidade Menstrual, que teve início neste ano com a ativação dos primeiros kits de maquinário, doados pela Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais). A iniciativa promove não só o acesso a itens essenciais de higiene, mas também a valorização da mão de obra reclusa, garantindo capacitação profissional e a possibilidade de remição de pena.
Em reunião recente, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, e o coordenador de Políticas Específicas para a Educação da SED, professor Alfredo Neto, debateram o tema e definiram que os insumos para a produção dos absorventes serão fornecidos pela Secretaria de Educação. A meta é ampliar a ação para beneficiar estudantes em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.
O projeto já conta com cerca de 30 internas envolvidas na produção nos estabelecimentos penais femininos de Campo Grande, Rio Brilhante e Corumbá. A previsão é de expansão para o presídio de Ponta Porã, no início do próximo mês.
Para o diretor-presidente da Agepen, a iniciativa representa um avanço significativo na promoção da dignidade feminina e na reintegração social de mulheres privadas de liberdade, reforçando o compromisso do Mato Grosso do Sul com políticas públicas inclusivas e transformadoras.
Além da produção dos absorventes, a parceria entre Agepen e SED estuda novas ações voltadas à população carcerária, incluindo atividades culturais e desportivas, no contraturno escolar, sendo desenvolvidas primeiramente em três unidades prisionais da capital, a serem implementadas como projeto-piloto ainda este ano.
Também participaram da reunião a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves; a chefe da Divisão do Trabalho, Elaine Alencar; a chefe da Divisão de Educação, Rita de Cássia Argolo Fonseca, e o chefe do Núcleo de Planejamento, Convênios e Projetos, Eduardo Alexandre de Oliveira Fonseca, além da assessora educacional da Comesp (Coordenadoria de Modalidades Específicas) da SED, Jéssica Serra Corrêa da Costa.
Veja Também
O Governo Federal divulgou nesta segunda-feira, 19/6, uma portaria interministerial com alguns dos critérios práticos de funcionamento do Programa de Proteçã...
O programa Farmácia Popular disponibiliza absorventes para população em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil unidades credenciadas em todo pa...
Na terça-feira, 28 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar à popula...
Em 2024, quase 25 milhões de pessoas foram atendidas pelo Farmácia Popular, que conta com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país. Este é...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis