Geral
Povo das Águas faz a diferença para população ribeirinha de Corumbá, destaca prefeito Dr. Gabriel
Criado em 2009, o Programa Social Povo das Águas tem como objetivo levar serviços públicos essenciais às populações que vivem em regiões de difícil acesso, promovendo o bem-estar e a inclusão social.
Seg, 17 Março de 2025 | Fonte: Assessoria de Imprensa PMC

O prefeito Dr. Gabriel e a vice-prefeita acompanharam, na manhã de domingo, 16 de março, a saída da equipe do Povo das Águas para atendimentos na região do Alto Pantanal. Até sexta-feira, dia 22, os serviços serão prestados às comunidades ribeirinhas das localidades como Tuiuiú, Capim Gordura, Tagiloma, Piuval, Domingos Ramos, Castelo, Ilha Verde, Paraguai-Mirim, São Francisco, Mato Grande, Coqueiro, Bonfim, São Pedro, Chané, Barra do São Lourenço, Amolar, Binega, Rio São Lourenço, Porto Mangueiral e Porto Novo Horizonte.
“Estamos levando uma equipe multidisciplinar da Prefeitura com servidores da saúde, da educação, da área social. Temos a Defensoria Pública da União também presente”, disse a vice-prefeita que também é titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, pasta que coordena o programa social Povo das Águas.
A equipe conta com 22 servidores e disponibiliza serviço médico, vacinação, odontologia, vacinação de cães e gatos, servidora da Educação, três servidores do CRAS Itinerante, psicólogo, cadastradora do CRAS 1 para atualizar os cadastros sociais e uma da assistência social; servidora da Fundação de Turismo do Pantanal.
Bia Cavassa lembrou a criação do programa, em 2009. “Na época, tínhamos o Prefeito Presente que atendia a população da área urbana. Percebemos a necessidade do poder público estar junto aos ribeirinhos porque a ausência era muito grande, eles diziam que eram pessoas esquecidas. Então nós criamos, à época com o saudoso prefeito Ruiter, idealizamos e tiramos do papel a ideia e levamos o atendimento e dignidade”.
Dr. Gabriel disse que o Povo das Águas faz a diferença na vida da população ribeirinha do Pantanal de Corumbá. “Vocês estão aqui e vão fazer essa diferença para a gente e principalmente para as pessoas que estão lá, necessitando desse atendimento e do acolhimento de vocês. Estamos nos empenhando, na Prefeitura, para estruturar o Povo das águas, mas eu sei que vocês estão aqui e vão fazer a diferença na vida deles”
Criado em 2009, o Programa Social Povo das Águas tem como objetivo levar serviços públicos essenciais às populações que vivem em regiões de difícil acesso, promovendo o bem-estar e a inclusão social. O programa se destaca por sua equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diferentes áreas, que oferecem serviços nas áreas de saúde, assistência social e educação, além da distribuição de benefícios eventuais e ações que promovam o desenvolvimento comunitário integrado e sustentável.
Amparado pela Lei Municipal nº 2.263, de 24 de agosto de 2012, o programa é uma iniciativa que envolve o poder público, a sociedade civil organizada e colaboradores, com o propósito de garantir atendimento digno e eficaz às comunidades ribeirinhas, fortalecendo os vínculos sociais e promovendo o acesso a políticas públicas de qualidade.

Cronograma
16/03/2025 – Partida do Porto Limoeiro às 08h com atendimento na região de Tagiloma/Tuiuiú/Piuval após deslocamento
17/03/2025 – Atendimento na Escola Jatobazinho (Castelo) com a comunidade e alunos
18/03/2025 – Atendimentos na Fazenda Ilha Verde e Casa Rogério (Paraguai Mirim)
19/03/2025 – Atendimentos em São Francisco e Porto São Pedro
20/03/2025 – Atividades na Região do Amolar e Barra São Lourenço
21/03/2025 – Atendimentos nas comunidades do Rio São Lourenço
22/03/2025 – Encerramento com atendimento em Domingos Ramos e retorno ao Porto Limoeiro


Veja Também
Em um processo continuado de capacitação, o IHP e o Instituto Localiza estão trabalhando em conjunto com a comunidade do Paraguai-mirim para promover o fomen...
Últimas Notícias
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho
- 17 de Abril de 2025 MS pode iniciar processo de tombamento das línguas indígenas
- 17 de Abril de 2025 Saiba como funciona o SinPatinhas, novo RG Animal para cães e gatos
- 17 de Abril de 2025 Curso preparatório para o IFMS tem vagas disponíveis