Geral
Missa das Autoridades homenageia Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá
Sex, 02 Fevereiro de 2024 | Fonte: Redação

Missa das Autoridades, celebrada no final da manhã desta sexta-feira, 02 de fevereiro, pelo padre Ronaldo Joaquim, comemorou o dia de Nossa Senhora da Candelária, padroeira de Corumbá. A data é feriado municipal decretado pela Lei Municipal nº 985, de 15 de outubro de 1987. Também está incluída no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, por força da Lei 5.438/2019.
A celebração foi realizada na própria Catedral de Nossa Senhora da Candelária. As festividades, que se estendem ao longo do dia, contam com carreata com a imagem da padroeira de Corumbá; almoço com show musical; procissão luminosa seguida de missa solene e atrações musicais.
O vice-prefeito, Dirceu Miguéis Pinto, acompanhou a celebração. “É uma data muito importante para nossa cidade. Eu tive o grande privilégio de, quarenta e seis anos atrás, ter me casado aqui na igreja Matriz. Tenho a gratidão, o respeito e quero agradecer por tudo que ela representa. Agradeço de coração, à Nossa Senhora Candelária, pela proteção à nossa cidade e para todas as famílias corumbaenses. Nossa Senhora da Candelária é muito importante para nossa cidade”, afirmou.

A missa das Autoridades também foi acompanhada por secretários municipais, diretores-presidentes de Fundações da Prefeitura de Corumbá e vereadores.
A Matriz
Reformada pela Prefeitura de Corumbá, Governo do Estado e Governo Federal, a Igreja foi reaberta ao público em 2022, após ficar fechada por seis anos.
A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombada pelo Governo do Estado como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.
O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.

Veja Também
Com uma programação matutina na Catedral Nossa Senhora da Candelária, o Festival América do Sul traz a música erudita como novidade dessa edição com a presen...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho