29 ℃

Geral

Da central de atendimento em Campo Grande, bombeiro militar auxiliou parto em área rural de Corumbá

O parto natural aconteceu no Assentamento São Gabriel, na área rural de Corumbá.

Qui, 20 Fevereiro de 2025 | Fonte: Redação


Da central de atendimento em Campo Grande, bombeiro militar auxiliou parto em área rural de Corumbá
Foto: arquivo pessoal

Ao iniciar mais um dia de trabalho no Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), responsável pela central 193 em Campo Grande, o Sargento Walmir Fagundes de Souza, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), não imaginava que viveria uma situação inusitada e emocionante.

Na madrugada de terça-feira (18), ele foi um dos responsáveis por trazer uma nova vida ao mundo ao auxiliar, via chamada de vídeo, em um parto natural que aconteceu no Assentamento São Gabriel, na área rural de Corumbá, no meio do Pantanal.

A história teve início quando a mãe de uma jovem percebeu que a filha estava entrando em trabalho de parto. Ela tentou contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193, mas, devido à falta de sinal de telefone na área rural, não obteve sucesso. Em seguida, ela enviou uma mensagem via WhatsApp para um parente que mora em Ladário, município vizinho. Esse parente entrou em contato com o CBMMS através da central 193 e informou sobre a emergência obstétrica.

Era por volta das 3h da madrugada e, ao atender ao chamado, o Sargento Walmir, que estava de plantão no CIOPS, logo percebeu, pela descrição da situação da gestante, que o parto ocorreria antes da chegada da Unidade de Resgate (UR), que estava a 50 quilômetros do local. Ele então iniciou as orientações para auxiliar, à distância, a realização do parto.

“Com minha experiência de muitos anos no serviço operacional, na viatura, deduzi que o nascimento aconteceria antes da chegada da equipe, o que de fato aconteceu. Fiz a ponte por viva voz e coordenei todo o trabalho através do WhatsApp. Fui orientando a avó, que estava no local, com um passo a passo. Ela fez chamadas de vídeo conforme as fases do parto iam acontecendo. Fui acompanhando e orientando todo o processo. Essa situação me remete à emoção de outros partos que já realizei na viatura, mas, à distância, com a avó e a mãe em um local tão distante, foi muito tenso e emocionante”, relatou o militar.

A ação conjunta entre familiares, CIOPS e a equipe do CBMMS de Corumbá garantiu o sucesso na realização do parto. A criança nasceu saudável e, logo em seguida, a equipe do Corpo de Bombeiros local chegou e transportou a mãe e o recém-nascido até a maternidade da cidade.

O Sargento Walmir ainda compartilhou a alegria de poder servir à população com dedicação. “Nós estamos 24h à disposição da sociedade. Estamos prontos para atender em qualquer lugar, até mesmo nas situações mais desafiadoras, como em assentamentos, na planície pantaneira e em áreas remotas”, afirmou.

Ele explicou ainda o segundo motivo para a grande emoção ao auxiliar no parto. “Compartilho essa ocorrência, pois acabei de ter minha primeira netinha, Cecília, que está com 5 meses. Estou transbordando de amor e felicidade”, disse emocionado.

Desde o ano passado, o CIOPS centraliza as chamadas do 193 das cidades de Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã. A iniciativa visa reduzir o tempo de resposta às ocorrências, melhorando a eficiência do atendimento.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Vira-lata “Totó” fica com cano de PVC preso no pescoço e precisou da ajuda dos bombeiros

O caso ocorreu na tarde de segunda-feira, 17 de fevereiro, quando a guarnição de salvamento do 3° Grupamento de Bombeiros Militar foi acionada para resgatar ...

Helicóptero da Marinha resgata mulher com dores abdominais a cerca de 140 km de Ladário

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 6º Distrito Naval, realizou, na tarde de sábado, 15 de fevereiro, após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros...