Geral
Cuide-se: termômetros podem chegar aos 45°C em Mato Grosso do Sul nesta próxima semana
No MS a previsão é que os próximos dias e a semana que vem tenham termômetros ultrapassando os 40°C, com a máxima podendo chegar aos 45°C, segundo o Cemtec, órgão vinculado à Semadesc e ao Governo do Estado.
Dom, 12 Novembro de 2023 | Fonte: Nyelder Rodrigues e Natalia Yahn/Comunicação MS

Sombra e água fresca. Ditado que outrora foi sinônimo de despreocupação, agora vai além e trata de zelo e proteção consigo mesmo. A mudança tem como motivo outra mudança: a climática. As ondas de calor pedem cuidados extras a serem adotados daqui em diante para aqueles que vão se expor ao sol e forte calor, e até mesmo ao vão permanecer em casa ou no escritório.
Em Mato Grosso do Sul a previsão é que os próximos dias e a semana que vem tenham termômetros ultrapassando os 40°C, com a máxima podendo chegar aos 45°C, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e ao Governo do Estado.
A situação coloca a todos em alerta diante dos riscos ao corpo e não passa despercebida pela iniciativa pública. Cuidados básicos que a maioria já conhece devem ser tomados, como evitar o sol entre 10h e 16h, se hidratar bastante e optar por ambientes e roupas mais leves.
"Uma estratégia recomendada para enfrentar esse forte calor é, por exemplo, ao invés de beber grandes quantidades de água de uma só vez, como muitos fazem, se deve dividir essa hidratação e ir bebendo água ao longo do dia", orienta o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica de Mato Grosso do Sul, Karyston Machado da Costa.
Pessoas obesas, crianças, idosos, mulheres, diabéticos, cardíacos e pacientes renais estão no grupo mais sensível aos efeitos do forte calor. A recomendação é que todas as pessoas fiquem atentas aos sinais de superaquecimento corpóreo, como tonturas, náuseas, pulso rápido e pele quente e seca. Atendimento médico deve ser procurado caso exista esses sintomas.
"Pesquisadores brasileiros e australianos realizaram um estudo para descobrir o impacto do calor em pacientes renais, e nesse trabalho eles descobriram que as altas temperaturas respondem por 7% das internações do SUS (Sistema Único de Saúde)", revela o coordenador.
Ventilação em casa, atenção na rua
Além do uso de roupas leves e de cores claras que auxiliam na evaporação do suor, principal maneira de o corpo se resfriar, o coordenador-adjunto da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, coronel Artemison Barros, indica o uso de produtos e acessórios.
"Outra dica é o uso de protetor solar, porque não é só a temperatura elevada que causa danos, mas a exposição também. E para quem trabalha no sol, é importante usar boné ou chapéu. E para todos o banho deve ser frio", recomenda o militar do Estado.
Barros ainda destaca que é importante que não se pratique atividades físicas nos horários mais críticos, das 10h às 14h. Quando a crianças e idosos, a desidratação destes é mais rápida e muitas vezes imperceptível.
"Não deixar crianças e idosos dentro de veículos estacionados, e quando estiverem em casa precisam de vigilância constante", frisa, completando.
"Dentro de casa deve ser mantida ventilação, com janelas abertas, ventilador e ar-condicionado para quem tem essas possibilidades. E para quem não tem cortinas, dá para colocar um pano e evitar a incidência direta do sol nas janelas e portas", sugere.
Recreação e pets
Com a proximidade do fim de semana e de outro feriado, na próxima quarta-feira (15), a cautela em rios, lagos e clubes também é observada pelo representante da Defesa Civil.
"Em balneários, locais de água corrente, é necessário ter cautela, não pular de ponta nesses locais. Em piscinas é sempre importante vigiar as crianças".
Para quem tem animais de estimação, os cuidados a serem tomados são semelhantes aos dos humanos.
"Os pets precisam de cuidados semelhantes aos nossos, sombra, ventilação e muita água disponível", conclui o coordenador-adjunto da Defesa Civil do Estado.
Veja Também
Mato Grosso do Sul deve enfrentar altas temperaturas nos próximos dias, com máximas que podem chegar a 43°C. A informação é do Cemtec (Centro de Monitorament...
Altas temperaturas e baixa umidade do ar. Esse é o cenário observado no Estado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul...
O colapso climático, a destruição de ecossistemas causada pelo homem e as doenças potencializadas pelos dois fatores anteriores levaram 2 entre 5 anfíbios ao...
A Petrobras lançou, nesta terça-feira (7/11), a segunda etapa da maior seleção pública socioambiental da sua história, no ano em que completa 70 anos. A comp...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho