Geral
Condenado pela Chacina de Unaí é preso com passaporte falso; mandante segue foragido
Condenado por contratar pistoleiros estava foragido; crime que envolve fazendeiros e ex-prefeito mostra impunidade.
Ter, 13 Fevereiro de 2024 | Fonte: Murilo Pajolla/Brasil de Fato

A Polícia Federal (PF) prendeu na madrugada desta terça-feira (13), em um hotel na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Hugo Pimenta, um dos homens condenados por contratar pistoleiros que executaram fiscais de trabalho escravo na Chacina de Unaí, em 2004.
A PF informou que Pimenta estava foragido, tinha um mandado de prisão em aberto e portava um passaporte falso. Empresário do agronegócio, ele era procurado pelas autoridades desde setembro de 2023. O homem foi condenado a 96 anos de prisão, mas teve a pena reduzida para 41 anos.
Além Pimenta, José Alberto de Castro também foi condenado por ter contratado os atiradores. Ambos teriam intermediado o crime a mando de Antério Mânica, ex-prefeito da cidade, e o irmão dele, Norberto Mânica. Norberto segue foragido da Justiça, e Antério se entregou em setembro de 2023.
No crime que ficou conhecido como Chacina de Unaí, foram assassinados a tiros os auditores do trabalho Nelson José da Silva, João Batista Lage e Eratóstenes de Almeida Gonçalves, além do motorista Ailton Pereira de Oliveira.
As vítimas faziam uma fiscalização de rotina contra o trabalho escravo em Unaí (MG), cidade que mais produz feijão no Brasil. Os três atiradores, Erinaldo Vasconcelos, Rogério Allan e William Miranda, também foram condenados e estão presos desde 2004.
Em 2009, o Estado brasileiro estabeleceu o dia 28 de janeiro como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em homenagem aos mortos.
Política, agronegócio e impunidade
Norberto Mânica, mandante confesso da chacina e conhecido como "Rei do Feijão", é dono da empresa Agropecuaria Ivae. Atualmente foragido, ele pertence a uma família de fazendeiros que produz grãos em Unaí, noroeste de Minas Gerais. O município é o principal produtor de feijão do país. As informações são do De Olho Nos Ruralistas.
Também condenado como mandante, o irmão de Norberto, Antério Mânica (2005-2013), ex-prefeito de Unaí, declarou à Justiça Eleitoral em 2008 ter uma fortuna de R$ 19,2 milhões, além de quarenta áreas rurais na sua lista de bens.
Bob Machado, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), disse que a chacina envolveu "mandantes poderosos, com muito poder econômico, que se utilizaram de recursos intermináveis perante a justiça para permanecerem durante 20 anos soltos. Enquanto os familiares desses fiscais, os filhos dos nossos colegas cresceram sem os pais e as esposas sem os maridos".
A declaração foi dada em 30 de janeiro, durante um ato público que marcou os 20 anos da Chacina e pediu justiça. A manifestação reuniu mais de 70 funcionários da auditoria fiscal do trabalho e aconteceu em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).
O Brasil de Fato não conseguiu localizar a defesa de Hugo Pimenta. O advogado dele disse ao portal g1 que vai pedir que ele responda em liberdade.
Tudo Sobre
policia-federal trabalho-escravo chacina-de-unai foragido mandado-de-prisao-em-aberto passaporte-falsoVeja Também
Somente neste ano, 1.201 pessoas foram resgatadas de situações análogas à escravidão. A informação foi destacada neste sábado (13) em postagem publicada nas ...
O Ministério Público do Trabalho lançou, na sexta-feira (29), a obra “Escravidão na interseccionalidade de gênero e raça – um enfrentamento necessário”, que ...
O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) recebeu, no ano passado, o total de 1.849 denúncias de supostas irregularidades que teriam si...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho