31 ℃

Esporte

Bolsista do Governo de MS, Yeltsin Jacques é bronze na Paralimpíada de Paris

Yeltsin brilhou ao conquistar a medalha de bronze na prova de 5 mil metros da classe T11 (atletas com deficiência visual) na Paralimpíada de Paris 2024.

Sex, 30 Agosto de 2024 | Fonte: Lucas Castro/Comunicação Setesc


Bolsista do Governo de MS, Yeltsin Jacques é bronze na Paralimpíada de Paris
Fotos: Wander Roberto/CPB

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou mais uma vez nas pistas de atletismo ao conquistar a medalha de bronze na prova de 5 mil metros da classe T11 (atletas com deficiência visual) na Paralimpíada de Paris 2024. A conquista ocorreu nesta sexta-feira (30) e reforça que esporte paralímpico brasileiro é uma potência mundial, além de evidenciar o talento do atleta que já é um dos maiores nomes do país.

Yeltsin,  beneficiário do programa Bolsa Atleta, do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), alcançou o pódio com o tempo de 14min52s61. Este foi o melhor tempo da carreira do atleta, mesmo após retornar de uma lesão que prejudicou sua preparação para os jogos.

Natural de Campo Grande, o sul-mato-grossense é o atual campeão mundial da prova e defendia a medalha de ouro conquistada na Paralimpíada de Tóquio 2020, onde também subiu ao lugar mais alto do pódio nos 1500m - T11. Aos 32 anos, Yeltsin já soma três medalhas paralímpicas em sua trajetória, consolidando-se como uma referência no esporte brasileiro.

Bolsista do Governo de MS, Yeltsin Jacques é bronze na Paralimpíada de Paris

O ouro na prova de Paris ficou com o também brasileiro Julio Cesar, que dominou a corrida desde o início e ainda quebrou o recorde mundial ao completar a prova em 14min48s85. Já a medalha de prata foi conquistada pelo japonês Kenya Karasawa, que fez 14min51s48.

A medalha de bronze de Yeltsin Jacques se soma ao vasto legado do atletismo paralímpico brasileiro, que é a modalidade que mais conquistou medalhas para o Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. Até os Jogos de Paris, o atletismo brasileiro subiu ao pódio 170 vezes, acumulando 48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes.

O próximo compromisso de Yeltsin na Paralimpíada de Paris 2024 será a disputa da semifinal dos 1.500 metros, classe T11. A prova será na segunda-feira (2), às 4h18 (horário de MS), segundo programação no site oficial dos Jogos. Se avançar, a final será realizada na terça-feira (3), no mesmo horário.

Bolsista do Governo de MS, Yeltsin Jacques é bronze na Paralimpíada de Paris
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Atletas com deficiência vencem provas de 15 km, com padrinho da Corrida do Pantanal na torcida

A edição 2023 da Corrida do Pantanal teve duas categorias para pessoas com deficiência (PcD): cadeirantes e deficientes visuais. Os competidores que particip...

Atleta do Sesi MS, Yeltsin Jacques é ouro no atletismo do Parapan do Chile

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques estreou com o pé direito nos Jogos Parapan-Americanos 2023, sediados em Santiago, no Chile. Nesta terça-feira (21/11), o...

Bolsista do Governo de MS, Yeltsin Jacques é campeão mundial de atletismo com direito a recorde mundial

Yeltsin Jacques escreveu, nesta quinta-feira (16), mais um dos vários capítulos de sua vitoriosa trajetória no esporte. Contemplado pelo Bolsa Atleta do Gove...

Mato Grosso do Sul tem oito atletas nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Os atletas de Mato Grosso do Sul (MS) marcam presença nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, que começam no próximo dia 28 de agosto e vão até 8 de setembro. O e...