24 ℃

Educação

Oficina do projeto MPT na Escola atrai mais de 1,7 mil pessoas

Objetivo é capacitar educadoras e educadores a abordar em sala de aula o combate ao trabalho infantil.

Seg, 31 Março de 2025 | Fonte: Assessoria MPT-MS


Oficina do projeto MPT na Escola atrai mais de 1,7 mil pessoas O Projeto MPT na Escola promoveu, na sexta-feira (28), oficina de capacitação nacional voltada a profissionais de educação envolvidos na iniciativa. Conduzida pela gerente do projeto, Cândice Gabriela Arosio, que também é procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), a formação foi virtual e transmitida no canal TVMPT, no Youtube, para mais de 1,7 mil profissionais de educação de todo o país.

A capacitação é o ponto de partida para que o projeto seja executado nas escolas, e tem como objetivo capacitar educadoras e educadores para abordar em sala de aula assuntos como o conceito de trabalho infantil, os marcos normativos, as piores formas e as causas e consequências.
Cândice Arosio destacou a amplitude da iniciativa do MPT: “Estamos literalmente do Oiapoque (RS) ao Chuí (RS), de norte a sul, com municípios, com profissionais da área da educação empenhados a fazer diferente, fazer algo para que seus alunos possam ser verdadeiros cidadãos”, disse. “E é uma faixa etária importante. Eles vão plantar uma semente do bem nos espaços que estão", acrescentou a gerente nacional do projeto.

A coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Luísa Carvalho Rodrigues, ressaltou a importância da capacitação para o aperfeiçoamento do projeto e para que ele atinja seus objetivos. Ela lembrou que o MPT na Escola é o projeto mais antigo da coordenadoria. “Esse projeto está indo para o décimo sexto ano. Em 2024, atingimos quase 700 municípios em todo Brasil, mais de 8,5 mil escolas, quase 53 mil profissionais de educação e mais de 1 milhão de estudantes”, disse Luísa. “É um projeto que hoje tem muito alcance e isso só acontece por causa de vocês que estão aqui com a gente, pela parceria, pelo apoio, por acreditar que temos que dar essa prioridade absoluta, praticar, colocar em prática essa prioridade absoluta em prol da infância e da adolescência para que essas fases sejam vividas plenamente para todas as crianças no nosso país e é essa missão que estamos aqui.”
 
Além das procuradoras Luísa Rodrigues e de Cândice Arosio, a capacitação contou com a participação da gerente do Projeto de Aprendizagem Profissional na Iniciativa Privada, Ana Elisa Segatti e da coordenadora do MPT na Escola em Campina Grande (PB), Fabíola Alessandra Gomes Gaudêncio, e da procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Pereira.
A iniciativa é uma realização da Coordinfância do MPT.
 
Prêmio – O MPT lançou em janeiro o regulamento nacional para a realização do Prêmio MPT na Escola 2025. A iniciativa premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunas e alunos das instituições pública de ensino que participam do Projeto MPT na Escola em todo país. O concurso receberá inscrições em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Clique aqui para acessar o edital.
Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News