29 ℃

Educação

IFMS realiza live para debater uso de celular por estudantes da instituição

Profissionais de saúde e educação debaterão o tema em transmissão ao vivo na terça-feira, 18, a partir das 19 horas, no Canal do IFMS no Youtube.

Sex, 14 Fevereiro de 2025 | Fonte: Ascom/IFMS


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) fará uma live com o tema 'Estratégias para Colocar o Celular no Modo Aprendizagem'. A transmissão ao vivo abordará questões relacionadas à Lei nº 15.100/2025, que dispõe sobre o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares e relógios digitais, pelos estudantes da educação básica nas escolas.

A transmissão ao vivo ocorrerá no dia 18 de fevereiro, terça-feira, a partir das 19 horas, no Canal do IFMS no YouTube.

Organizada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do IFMS, a live contará com a participação de especialistas das áreas da saúde e educação, sendo eles:

- Leonardo Soares (médico, mestre em Neuropsiquiatria pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e servidor do IFMS);

- Carlos Gaudioso (psicólogo, doutor em Ciências Médicas pela UNICAMP e professor na UFMS);

- Suellen Monteiro (enfermeira do IFMS, especialista em Saúde Pública e Auditoria em Saúde).

Para a pró-reitora de Ensino, Cláudia Fernandes, a transmissão ao vivo será uma oportunidade para servidores, estudantes, pais/responsáveis e demais interessados refletirem sobre o uso de celulares nas escolas.

“A proposta é fazer uma reflexão sobre a proibição do uso de celulares na escola, destacando que o verdadeiro desafio é combater o uso excessivo, e não o dispositivo em si”, explica. 

A proibição, na avaliação da Proen, terá um impacto positivo no ensino, uma vez que há exemplos bem-sucedidos de estados que já adotaram a medida. 

“A iniciativa busca proteger crianças e adolescentes, promovendo a saúde mental, física e emocional. Além disso, contribui significativamente para a melhora do desempenho acadêmico e para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes”.

Orientações - No dia 5 de fevereiro, a Proen encaminhou aos dez campi do IFMS um ofício com orientações sobre a aplicação da Lei nº 15.100 na instituição.

O documento reforça que a nova regulamentação proíbe o uso de celulares e relógios digitais por estudantes em salas de aula, estendendo-a para os intervalos.

A orientação institucional segue diretrizes do Ministério da Educação (MEC), que prevê uma abordagem educativa para adaptação dos estudantes às novas regras. Além disso, destaca que os campi devem garantir um canal de comunicação com as famílias para contatos emergenciais e que a utilização dos aparelhos segue permitida para fins pedagógicos, desde que autorizada pelos professores.

Mais informações podem ser obtidas na pelo e-mail [email protected]

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News

 
 
 

Veja Também

Oito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e pela QuestionPro mostra que oito em cada 10 adultos (80%) acreditam que o uso de celulares nas escolas dev...

Senado aprova restrição do uso de celulares por estudantes em escolas

Durante a sessão de quarta-feira (18), o Plenário do Senado aprovou o projeto de lei que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares...

Lula sanciona lei que limita o uso de celulares nas escolas: “Ato de coragem, de cidadania e de respeito ao futuro deste país”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o Projeto de Lei nº 4.932/2024, que restringe a utilização, por estudant...