Educação
Governo de MS terá integrante no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia
A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul responsável por gerenciar os investimentos em inovação e pesquisas científicas, conquistou uma vaga no Conselho Nacional.
Ter, 23 Maio de 2023 | Fonte: Paulo Ricardo Gomes/Comunicação Fundect

A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), órgão do Governo do Estado responsável por gerenciar os investimentos em inovação e pesquisas científicas, conquistou uma vaga no CCT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia).
Márcio de Araújo Pereira, presidente da Fundação, vai representar Mato Grosso do Sul em nome das fundações estaduais de pesquisa de todo o país, juntamente com o presidente do Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), Odir Antônio Dellagostin.
O CCT é uma entidade criada pelo Governo Federal com o objetivo de organizar a política de ciência e tecnologia do país, além de formular planos, metas e prioridades nacionais referentes à ciência e tecnologia, dentre outras atribuições.
“Ao participar do conselho nós assumimos o compromisso de construir uma sociedade melhor, por meio da ciência e da inovação. Vamos buscar meios para ajudar o Brasil a avançar nessas áreas, em especial em Mato Grosso do Sul, juntamente com o governador Eduardo Riedel. Embora muitos não percebam, pois o trabalho das fundações é silencioso e promove, em especial, as instituições que realizam as pesquisas, nós temos consciência de que o ensino, a ciência, a tecnologia e a inovação só acontecem com fomento e parcerias. Por isso, a presença das fundações nas instâncias de decisão nacional é imprescindível”, explica Márcio Pereira.
O CCT é composto por 34 membros, incluindo o presidente da República, 16 ministros de Estado, 8 membros escolhidos entre produtores e usuários de ciência e tecnologia e 9 representantes de entidades dos setores de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia.

Possui ainda diversas comissões temáticas setoriais, das quais participam os conselheiros, juntamente com especialistas, empresários e dirigentes públicos especialmente convidados.
Fundect
É a fundação pública estadual responsável por fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação em Mato Grosso do Sul.Em 2022, a instituição se consolidou como referência nacional, devido ao grande volume de investimentos realizados, mesmo durante um momento em que a ciência, nacionalmente, sofreu desvalorização.
Desde 2015, a Fundação lançou editais inovadores como o MS Carbono Neutro e editais que atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Atualmente, a Fundação lidera rankings de ofertas de bolsas de mestrado e doutorado no Estado, dentre as fundações estaduais de amparo à pesquisa.
Os investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação em Mato Grosso do Sul, nos últimos 8 anos (2015-2022), somam aproximadamente R$ 180 milhões. O montante representa 66% de todo o valor investido na história da Fundect desde que foi criada, em 1998.
Veja Também
O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso...
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul) e a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal d...
A Missão Diplomática da União Europeia que está no Estado para conhecer as potencialidades de negócios entre os mercados europeu e sul-mato-grossense teve se...
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), órgão do Governo do Estado responsável por ...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho