Educação
EE Dom Bosco realizou 3ª Feira das Profissões, em Corumbá
Objetivo é ajudar na escolha profissional dos jovens, por meio de um evento comunitário, em que discentes apresentam os trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas..
Seg, 25 Novembro de 2024 | Fonte: Adersino Junior/SED

A Escola Estadual Dom Bosco realizou, no dia 13 de novembro, a 3ª Feira das Profissões, na sede da Cidade Dom Bosco, rua Dom Aquino Corrêa, em Corumbá. A abertura contou com a participação da banda de música do VI Distrito Naval de Ladário, que executou uma série de temas de seu repertório.
É objetivo do projeto ajudar na escolha profissional dos jovens por meio de um evento comunitário, em que discentes apresentam os trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas. A Feira conta com oficinas de carreiras, dinâmicas de grupo, estandes para apresentação dos cursos e exposição de diversos segmentos externos relacionados ao empreendedorismo e profissões, ofícios, serviços e atividades.
“Oportuniza aos estudantes da Escola Estadual Dom Bosco organizar, promover e participar da 3ª Feira das Profissões, além de contribuir para a organização de um evento cultural e de extensão à comunidade, apresentando aos visitantes profissões, ofícios, serviços e atividades que poderão ser exercidas mediante cursos da instituição de origem”, enfatiza diretor Fernando Silva da Cruz.
Feira
A Feira das Profissões é um evento que possui como principal característica a exposição, geralmente de projetos e serviços, feita pelos chamados expositores, em que um público variado pode visitar e ter contato com esses projetos ou serviços, abrindo uma gama de oportunidades para diversas ações, serviços e projetos, além de geração de parcerias e colaboradores no eixo relacionado ao mercado de trabalho.
Cada profissão, serviço, ofício ou atividade visará criar a forma de apresentar as atividades realizadas em seu campo de atuação, desenvolvendo mecanismos e estratégias que serão apresentados aos alunos e à comunidade externa. Foram usadas palestras, oficinas, apresentação de vídeos, slides, atividades recreativas, entre outras estratégias, que expliquem o universo das profissões, serviços, ofícios, atividades, com foco central nas modalidades de sua atuação profissional para o mercado de trabalho, vendas, serviços e representação.
Cada apresentação teve duração de no máximo 50 minutos, por etapas em salas, destinadas para a realização da estratégia, sala de tecnologia, projeto de vida, auditório de vídeo, tablado externo do pátio e mostra em estandes ou barracas de exposição. Cada professor ficou responsável de acompanhar, direcionar e manter a ordem nos locais de apresentação, das chamadas das participações dos alunos e frequências, além do registo em vídeo e fotos para posterior relatório simplificado da parte sob sua responsabilidade.
O projeto foi avaliado por meio de somatório e de modo formativo, por meio do desenvolvimento das atividades elaboradas e produzidas tanto em grupos ou de forma individual, sendo atribuídas as notas máximas da seguinte forma: 2 pontos para oralidade; 2 pontos para participação; 2 pontos para escrita (trabalho); 2 pontos para prática – ao final, totalizando 10 pontos.
A expectativa dos organizadores foi atingida com participação proativa e generosa, com o único intuito de proporcionar um porvir sadio e próspero às próximas gerações de corumbaenses, ladarenses e pantaneiros dos dois lados desta fronteira irmanada pelos anseios de integração e progresso.
Tudo Sobre
cidade-dom-bosco escola-estadual-dom-bosco 3a-feira-das-profissoes escolha-profissional-dos-jovensVeja Também
O deputado estadual Paulo Duarte (PSB), antes mesmo de completar um mês em seu quarto mandato como parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Su...
Os estudantes do ensino fundamental II e médio da Escola Estadual Dom Bosco, que oferta educação em tempo integral, em Corumbá, estão participando do projeto...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho