Economia
Produção industrial apresentou crescimento ou estabilidade em quase 80% das empresas de MS em janeiro
Para os próximos seis meses, as expectativas seguem predominantemente positivas em relação a demanda, compras de matérias-primas e número de funcionários.
Seg, 11 Março de 2024 | Fonte: Assessoria Fiems
A produção industrial de Mato Grosso do Sul apresentou melhora na passagem entre os meses de dezembro e janeiro, conforme Sondagem Industrial do Radar Industrial Fiems. Houve aumento do otimismo dos empresários em relação ao desempenho projetado para suas empresas, o que se refletiu nos índices de intenção de investimento e, principalmente, confiança.
Para os próximos seis meses, as expectativas seguem predominantemente positivas em relação a demanda, compras de matérias-primas e número de funcionários. “Em janeiro, 79% das empresas industriais de Mato Grosso do Sul disseram que a produção foi igual ou superior em relação ao mês de dezembro, indicando crescimento de 23 pontos percentuais em relação ao último levantamento”, explicou o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende.
Quanto à utilização da capacidade instalada, 72% dos empresários industriais disseram que ela esteve igual ou acima do usual para o mês. Já a utilização média da capacidade total de produção ficou em 70%.
Quanto ao índice de confiança, o indicador apresentou elevação de 3,3 pontos, refletindo uma melhora na avaliação das condições atuais e um aumento do otimismo dos empresários em relação ao desempenho projetado para suas empresas nos próximos seis meses. Já o índice de intenção de investimento encerrou o mês em 61,3 pontos, sinalizando que o empresário industrial sul-mato-grossense se mantém disposto a realizar investimentos.
“Por fim, considerando as expectativas para os próximos seis meses, 51% dos participantes disseram que a demanda por seus produtos deve ficar estável, enquanto 30% acreditam que deva aumentar”, destacou Ezequiel Resende.
Em relação à quantidade de funcionários, o quadro total deve permanecer o mesmo para 73% dos respondentes, já 20% esperam elevar o número de colaboradores no intervalo considerado. Quanto à compra de matérias-primas, 56% disseram que o volume deve ser o mesmo nos próximos seis meses, enquanto 30% pretendem aumentar as aquisições nesse período.
Veja Também
O setor industrial de Mato Grosso do Sul fechou 2023 com saldo positivo na geração de empregos: foram 8.009 vagas abertas, conforme levantamento do Radar Ind...
A receita com a exportação de produtos industriais de Mato Grosso do Sul alcançou US$ 461,4 milhões em janeiro, de acordo com o Radar Industrial da Fiems. Os...
Últimas Notícias
- 19 de Abril de 2025 Pantanal recebe primeira edição de evento cujo objetivo é resgatar o uso tradicional do fogo como aliado da conservação
- 19 de Abril de 2025 Operário encara o Cianorte fora de casa na estreia da Série D do Brasileiro
- 19 de Abril de 2025 Cazarin pede cópias de todas as notificações emitidas pelo CAC em Corumbá
- 18 de Abril de 2025 Semadesc regulamenta rotinas do Imasul para execução do PSA Bioma Pantanal
- 18 de Abril de 2025 Mais de 335 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil
- 18 de Abril de 2025 Sejusp alinha atuação integrada para enfretamento aos incêndios no Pantanal
- 18 de Abril de 2025 MST demarca Jornada de Lutas da Reforma Agrária com mais de 50 mobilizações pelo país
- 18 de Abril de 2025 Idealizadores do 'Movimento Universidade Federal do PANTANAL', se reúnem com a Administração Pública de Ladário
- 18 de Abril de 2025 Saiba mais sobre o simbolismo da Sexta-Feira Santa
- 18 de Abril de 2025 SONHOS
- 18 de Abril de 2025 A GRANDE BATALHA
- 18 de Abril de 2025 "LEIA PARA MIM"
- 18 de Abril de 2025 ENTRE O SOFÁ, O SAL E O DESCASO
- 18 de Abril de 2025 Na Câmara, Alexandre reivindica aumento do efetivo da PM em Corumbá
- 17 de Abril de 2025 Campeonatos Estaduais Sub-15 e Sub-20 começam dia 7 de junho