27 ℃

Economia

Empreendedores do Pantanal ampliam mercado de venda com participação em Festival

Por meio do Pró Pantanal, 28 empresários consolidaram vendas e contatos com cidades brasileiras e bolivianas durante evento no Festival América do Sul.

Ter, 14 Novembro de 2023 | Fonte: Assessoria de Imprensa


Empreendedores do Pantanal ampliam mercado de venda com participação em Festival
Fotos: Divulgação

Empreendedores com atuação no Pantanal e que comercializam produtos ligados ao território pantaneiro estão com um pé na estrada e outro na internet para consolidar mercado e garantir vendas. Por meio do programa Pró Pantanal, iniciativa do Sebrae/MS, eles estão participando da plataforma de marketplace ofertada por meio do selo Made In Pantanal e neste final de semana um grupo apresentou seus produtos em espaço exclusivo dentro do 17º Festival América do Sul, que ocorreu em Corumbá, entre os dias 9 e 12 de novembro.

Durante o evento físico na Capital do Pantanal, 28 empreendedores que atuam com artesanato e agroindústria ocuparam espaço no stand. Eles estão instalados em diferentes cidades pantaneiras, como Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Coxim, Ladário e Rio Verde de Mato Grosso, e também em outros municípios de Mato Grosso do Sul como Campo Grande, Itaporã e Terenos. O espaço no Festival serviu para gerar negócios e aumentar a visibilidade.

O consultor do Sebrae/MS, Fábio Lapuente, explicou que todos os empresários que estavam no Festival também possuem atuação no digital, utilizando o marketplace do Made In Pantanal, para gerar oportunidades em diferentes frentes. “Essa combinação do meio digital e o físico, com o Festival, traz uma oportunidade para o empreendedor do artesanato e da agroindústria gerar vendas. Estar presente em alguns eventos estratégicos ao longo do ano é uma forma de expor o produto, ouvir o cliente e aprimorar a abordagem. Muitos contatos que são feitos no evento continuam e geram bons negócios”, detalhou.

Artesã em amigurumi de Ladário, Valéria Baiaroski identificou a chance de vendas futuras ao utilizar o espaço do Festival América do Sul para se aproximar de novos clientes. “O povo passa aqui, olha, conhece o meu trabalho. Muitos compram, outros pegam o contato. Eu já fechei duas boas vendas para clientes que são da Bolívia e estavam no Festival. Um deles eu vou produzir um cachorrinho em tamanho real que vai ser parecido com um animalzinho que era da mãe do cliente. Ela perdeu o cachorrinho e ele quer dar um presente de recordação”, relatou Valéria, que tem o Valéria Crochê.

Outra artesã que vende online e expôs seus produtos no Festival, Lúcia Ângela da Silva Borges destacou que o evento serviu para garantir mais visibilidade dos produtos dela em Corumbá, Ladário e em cidades bolivianas que ficam na fronteira. “Muita gente que passou aqui ainda não tinha visto o trabalho que faço com a pele de jacaré. O Festival serviu para eu apresentar as peças que são industrializadas e podem dar um novo visual na decoração de casa ou no uso pessoal. Tive vendas e fiz contatos importantes”, indicou Lúcia, da Mimos Artes.

Empreendedores do Pantanal ampliam mercado de venda com participação em Festival

No setor de agroindústria está Amélia Pereira de Santana. Ela vive no Distrito de Albuquerque, que fica a 64 km de Corumbá, e neste ano foi para diferentes eventos em Mato Grosso do Sul que tinham o espaço do Made In Pantanal. No Festival América do Sul ela garantiu que a cada viagem aprende a observar melhor o que os clientes esperam dos produtos e busca testar estratégias para atrair a atenção deles. “Neste evento, trouxe doces cristalizados, biscoito de farinha de bocaiúva e consegui vender tudo antes do Festival terminar. Esse apoio do Sebrae em dar visibilidade para os produtos ajuda muito e estou muito feliz e aprimorando as estratégias de venda”, comemorou a proprietária do Delícias do Meu Paraíso.

Made In Pantanal

Com o objetivo de dar visibilidade aos empreendedores da economia criativa e agroindústrias com produtos feitos no bioma ou que utilizam insumos pantaneiros, o Made in Pantanal surgiu inicialmente como um selo, lançado no ano passado.

Empresários que possuem o selo têm o trabalho disponível para acesso na plataforma madeinpantanal.sebrae.com.br, que integra as ações desenvolvidas por meio do programa Pró Pantanal. A plataforma já está com cerca de 140 empreendedores que atuam com diferentes produtos e experiências que estão ligadas diretamente ao Pantanal em Mato Grosso do Sul.

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

Em Mato Grosso do Sul, o programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.

Correio de Corumbá

SIGA-NOS NO Correio de Corumbá no Google News